sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

WRC 2023 - Rali de Monte Carlo (Dia 1)


Sebastien Ogier lidera o rali de Monte Carlo, cumpridas que estão as duas primeiras especiais noturnas à volta o Col de Turini. O francês da Toyota tem uma vantagem de seis segundos sobre Elfyn Evans, e Ott Tanak, no seu Ford Puma Rally1, é o terceiro, a 15,4, 0,1 segundos na frente de Thierry Neuville, que é o quarto. Kalle Rovanpera, o atual campeão do mundo, é o quinto, a 17,1. 

Com o cair da noite nos Alpes franceses, depois de se apresentarem ao mundo em Monte Carlo, máquinas e pilotos apresentaram-se na especial de La Cabanette/Col de Castillon, onde fica o Col de Turini, com 25 quilómetros de extensão... menos 10 metros!

Aí, num troço completamente seco, ainda que com o asfalto muito frio, Ogier cumpriu o seu favoritismo à vitória, já que Sebastien Loeb não participa no rali por causa do Dakar. Num duelo entre Toyotas, Ogier levou a melhor sobre Evans, 1,3 segundos de diferença, deixando e Neuville a 6,8 e Rovanpera a 7,4, em quinto, batido por Takamoto, quarto a 6,9

A segunda especial viu os pilotos a terem de lidar agora com água gelada no asfalto, com tendência a escorregar e acabar na berma, com a suspeita a recair sobre os espectadores, por causa das suas preferências. Neuville perdeu oito segundos à custa de um despiste, Jourdan Seideridis despistou-se e perdeu muito tempo, e Takamoto perdeu tempo por causa de uma avaria no seu travão de mão. 

Depois dos cinco primeiros, o sexto é Dani Sordo, noutro Hyundai, mas já longe, a 32,1 segundos. Pierre-Louis Loubet é o sétimo, a 40,1, na frente de Esapekka Lappi, a 41,4, e a fechar o "top ten" estão o Toyota de Katsuta Takamoto, a 57 segundos, e o carro do russo Nikolay Gryazin, a 1.06,6.

O rali de Monte Carlo prossegue nesta sexta-feira com a realização de mais seis troços. 

Sem comentários: