sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

WRC 2023 - Rali de Monte Carlo (Dia 2)


Sebastien Ogier domina Monte Carlo e no final do segundo dia, tem uma vantagem de 36 segundos sobre Kalle Rovanpera, com Thierry Neuville a ser terceiro, a 37,9 segundos, com Ott Tanak algo distante, a 54,2. Elfyn Evans é o quinto, a 1.02,3.

Com seis especiais nesta sexta-feira, passagens duplas por Roure/Roubion/Beuil, Puget-Théniers/Saint-Antonin e Briançonnet/Entrevaux, a manhã ficou marcada pelo domínio de Ogier, que triunfou nas classificativas da manhã, aumentando a diferença para 32,7 segundos para o belga da Hyundai. Contudo, à tarde, Elfyn Evans passou ao ataque e conseguiu ganhar uma das especiais, com Rovanpera a ganhar a última do dia. 

Entre a concorrência, a última especial da manhã - SS5 - foi agitada. Rovanpera tocou numa das bermas e danificou um pneu e parte do carro, Pierre-Louis Loubet teve problemas com a direção assistida e bateu contra os sinais de trânsito num dos cruzamentos, perdendo um minuto e meio, e Evans teve um furo e perdeu menos: 43,4 segundos.

No final do dia, Ogier estava feliz: 

"Estou muito satisfeito. Obviamente, o risco de furos era maior nesta [especial] aqui, fui mais calmo. Estou feliz por trazer o carro para o parque fechado esta noite."

Já Thierry Neuville queria saber porque é que as suas escolhas de pneus não se refletiam nos resultados, já que a Toyota parecia sempre levar a melhor. 

"Foi outra boa especial, mas obviamente não conseguimos igualar os tempos, não sei porquê. Estou a tentar arduamente e agora temos opções de pneus semelhantes. Sei que devíamos estar em vantagem, mas não estamos."

Depois dos cinco primeiros, Dano Sordo é o sexto, a 1.30,2. Sétimo é Katsuta Takamoto, a 1.33,1, não muito distante, e o oitavo é Esapekka Lappi, a 1.57,7. Dois WRC2 fecham o "top ten", com o Skoda de Nikoaly Gryaxin a 4.12,8 e o outro Skoda de Yohan Rossel, a 4.42,5.   

O rali de Monte Carlo prossegue amanhã com a realização de mais seis especiais.

Sem comentários: