Tudo começou na noite de quinta-feira, com as duas passagens pelo centro de Leon, onde Tanak conseguiu ser o melhor, acabando com uma vantagem de 1,7 segundos sobre Kalle Rovanpera e 2.2 sobre Esapekka Lappi.
"Acho que é uma atmosfera maluca. Normalmente, este tipo de especial não é agradável, mas quando você dirige para fãs como estes é muito bom. Amanhã é hora de varrer a estrada, então vamos ver.", disse o finlandês da Toyota.
A manhã começava com passagens duplas por El Chocolate, Ortega e Las Minas, acabando o dia em duas super-especiais, em Las Dunas e nova passagem pelo centro de Leon, para deleitar os espectadores. Logo em El Chocolate, com quase 30 quilómetros, Lappi conseguiu ser melhor que Ogier, com 0,6 segundos de diferença entre os dois, com Dani Sordo em terceiro, a 6,1. Rovanpera era apenas sexto, perdendo 12,1 segundos.
“Não podia ficar pior do que isso para nós. Este é um dos ralis mais difíceis do ano, já cá não vínhamos desde 2020. O Ott [Tanak] teve um problema com o turbo, o Pierre [Loubet] bateu numa rocha. É um desastre, mas não há muito que possamos fazer. O Ott continua, mas desta forma é difícil saber onde estamos neste momento”, disse, desolado, Richard Millener, o diretor da M-Sport.
Ogier ganhou na primeira passagem em La Ortega, 0,4 segundos na frente de Lappi, com este a reagir em Las Minas, ganhando com 0,6 segundos de avanço, acabando a manhã com 1,4 segundos de diferença para Ogier, numa especial onde Katsuta Takamoto bateu forte, acabando fora de estrada e também ficou para trás na classificação.
"Tenho que estar satisfeito com isso. Seb [Ogier] já venceu este rali tantas vezes e podemos igualar seu ritmo, então preciso estar muito satisfeito com isso. A pilotagem nunca é perfeita e houve alguns lugares onde perdi alguns décimos aqui e ali. Há espaço para melhorias, então vamos tentar fazer isso à tarde.", afirmou um Lappi, satisfeito pela liderança no rali.
"Estou um pouco surpreso, mas encaro [a situação] como está. Este foi provavelmente um dos melhores dias da minha carreira. Sempre esperei poder lutar no topo, mas liderar e lutar contra o Séb nunca esteve nos meus objetivos. Eu realmente não pensei sobre como seria este dia, mas estava confiante de que nosso ritmo seria bom.", afirmou Lappi, no final do dia.
Depois dos quatro primeiros, o quinto - algo distante - é o Toyota de Kalle Rovanpera, a 59,7 segundos. Dani Sordo é o sexto, a 1.27,2, na frente do melhor dos Rally2, o Skoda de Gus Greensmith, a 3.50,1. Adrien Formaux é o oitavo, a 3.58, no seu Ford, e a fechar o "top ten" estão os Skodas de Emil Lindeholm, a 4.16,5 e o de Kajetan Kajetanowicz, a 4.53,1.
O rali do México continua este sábado, com a realização de mais nove especiais.
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