sábado, 18 de março de 2023

WRC 2023 - Rali do México (Dia 1)


Esapekka Lappi é o líder do Rali do México, concluídas as 10 primeiras especiais do dia. O piloto da Hyundai tem uma vantagem de 5,3 segundos sobre Sebastien Ogier, no seu Toyota, enquanto no terceiro posto está o outro Toyota de Elfyn Evans, que tem já um atraso de 30,1 segundos, com Thierry Neuville não muito longe, a 39,8.

Tudo começou na noite de quinta-feira, com as duas passagens pelo centro de Leon, onde Tanak conseguiu ser o melhor, acabando com uma vantagem de 1,7 segundos sobre Kalle Rovanpera e 2.2 sobre Esapekka Lappi. 

"Acho que é uma atmosfera maluca. Normalmente, este tipo de especial não é agradável, mas quando você dirige para fãs como estes é muito bom. Amanhã é hora de varrer a estrada, então vamos ver.", disse o finlandês da Toyota.

A manhã começava com passagens duplas por El Chocolate, Ortega e Las Minas, acabando o dia em duas super-especiais, em Las Dunas e nova passagem pelo centro de Leon, para deleitar os espectadores. Logo em El Chocolate, com quase 30 quilómetros, Lappi conseguiu ser melhor que Ogier, com 0,6 segundos de diferença entre os dois, com Dani Sordo em terceiro, a 6,1. Rovanpera era apenas sexto, perdendo 12,1 segundos. 


Contudo, a especial ficou marcada pela catástrofe da Ford. O grego Jourdan Seireridis despistou-se e o seu carro acidentado causou uma inevitável neutralização. Tão mau como ele ficou Ott Tanak, que atrasou-se bastante (7.47 minutos) por causa de um problema no Turbo, enquanto Pierre-Louis Loubet perdia uma roda e iria regressar na Rally2.

Não podia ficar pior do que isso para nós. Este é um dos ralis mais difíceis do ano, já cá não vínhamos desde 2020. O Ott [Tanak] teve um problema com o turbo, o Pierre [Loubet] bateu numa rocha. É um desastre, mas não há muito que possamos fazer. O Ott continua, mas desta forma é difícil saber onde estamos neste momento”, disse, desolado, Richard Millener, o diretor da M-Sport.

Ogier ganhou na primeira passagem em La Ortega, 0,4 segundos na frente de Lappi, com este a reagir em Las Minas, ganhando com 0,6 segundos de avanço, acabando a manhã com 1,4 segundos de diferença para Ogier, numa especial onde Katsuta Takamoto bateu forte, acabando fora de estrada e também ficou para trás na classificação.

"Tenho que estar satisfeito com isso. Seb [Ogier] já venceu este rali tantas vezes e podemos igualar seu ritmo, então preciso estar muito satisfeito com isso. A pilotagem nunca é perfeita e houve alguns lugares onde perdi alguns décimos aqui e ali. Há espaço para melhorias, então vamos tentar fazer isso à tarde.", afirmou um Lappi, satisfeito pela liderança no rali.


A tarde começou com a segunda passagem por El Chocolate, com Lappi a levar a melhor, ganhando 0,8 segundos sobre Ogier e 7,6 sobre Elfyn Evans. Ogier reagiu, ganhando na segunda passagem por El Ortega, ganhando 1,9 segundos sobre Lappi, com Sordo a perder algum tempo - e duas posições - devido a um furo. Lappi contra-atacou na segunda passagem por Las Minas e acabou por ganhar, ganhando 3,1 segundos sobre Ogier, que foi terceiro. O finlandês acabou o dia ganhando na super-especial de Las Dunas, e foi apenas sétimo na outra super-especial, no centro de Leon.

"Estou um pouco surpreso, mas encaro [a situação] como está. Este foi provavelmente um dos melhores dias da minha carreira. Sempre esperei poder lutar no topo, mas liderar e lutar contra o Séb nunca esteve nos meus objetivos. Eu realmente não pensei sobre como seria este dia, mas estava confiante de que nosso ritmo seria bom.", afirmou Lappi, no final do dia.

Depois dos quatro primeiros, o quinto - algo distante - é o Toyota de Kalle Rovanpera, a 59,7 segundos. Dani Sordo é o sexto, a 1.27,2, na frente do melhor dos Rally2, o Skoda de Gus Greensmith, a 3.50,1. Adrien Formaux é o oitavo, a 3.58, no seu Ford, e a fechar o "top ten" estão os Skodas de Emil Lindeholm, a 4.16,5 e o de Kajetan Kajetanowicz, a 4.53,1.

O rali do México continua este sábado, com a realização de mais nove especiais. 

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