sábado, 1 de abril de 2023

Formula 1 2023 - Ronda 3, Austrália (Qualificação)


Depois do seu começo em paragens da península arábica, a Formula 1 segue caminho para a Austrália, mais concretamente, Melbourne. E nesta terceira paragem de um longo calendário, já ficamos com a sensação de que já existe um vencedor, pois o pódio das duas primeiras corridas foi o mesmo: uma dobradinha Red Bull, com a Aston Martin a ser "o melhor do resto". Claro que não será assim para o resto da temporada, mas daquilo que sabemos dos treinos livres, os energéticos não são sinais de que os seus primeiros lugares estejam em perigo.  

Ainda por cima, o tempo de final do verão austral mostrava que nada iria aparentemente ser alterado. Aparentemente, porque existia as ameaças de chuva.  

Antes da sessão começar, descobre-se que Sérgio Pérez enfrentava grandes problemas no seu carro derradeira sessão de preparação, e isso poderia afetar a sua qualificação, caso não se resolvesse antes da sessão decisiva. E a chuva, que apareceu entre a última sessão de treinos libres e a qualificação, alterou as condições de aderência da pista.

A sessão começou com os Williams a serem os primeiros a entrar na pista, Alex Albon foi o primeiro a entrar no segundo 18, sendo destronado por Nico Hulkenberg. As equipas mais rápidas foram para a pista pouco depois e a sessão foi interrompida pouco depois, com Sérgio Pérez a sair de pista e a ficar preso na caixa de gravilha e a ficar fora da sessão. A Red Bull tinha de contar apenas com Max Verstappen para conseguir algo em Melbourne.


Tudo recomeçou alguns minutos mais tarde, com Verstappen a tratar de se colocar no topo da tabela, com Hulkenberg a manter o segundo e Lance Stroll em terceiro. Seguia-se Lewis Hamilton, Albon e Russell. Na parte final, Albon colocou-se no segundo posto, seguido de Carlos Sainz Jr., que tratou de se colocar no pódio. Fernando Alonso melhorou na segunda volta rápida, e conseguiu o segundo lugar, atrás de Vertappen, que melhorou a sua primeira marca.

Atrás, para fazer companhia a Pérez, ficaram o local Oscar Piastri, os Alfa Romeo de Bottas e Zhou, e o Williams de Logan Sargeant.

Alguns minutos mais tarde, com a Q2, a sessão começa com diversos carros a saírem, para marcarem um tempo o mais depressa possível. Os Aston Martin de Alonso e Stroll foram os primeiros a marcar, seguido do Ferrari de Leclerc, antes de Max marcar o seu tempo e subir para o topo da tabela de tempos, três décimos mais rápido que Leclerc. Até ao final, Alonso melhora o seu tempo, mas não o suficiente para desalojar o neerlandês da Red Bull do topo da tabela.

Quem ficou para trás foram o Alpine de Esteban Ocon, os Alpha Tauri de Yuki Tsunoda e Nyck de Vries, o Haas de Kevin Magnussen e o McLaren de Lando Norris. em contraste, Nico Hulkenberg e Alex Albon iam para a Q3.  

E agora ia-se para a fase final. Ela começou animada, com todos - menos Stroll - na pista, e na primeira tentativa, Max fez 1.17,578, destronado logo depois por Fernando Alonso, que por sua vez foi destronado por... Lewis Hamilton! Os Mercedes estavam a dar um ar da sua graça. Parecia que poeria existir algo de anormal, mas na segunda tentativa, Max tirou nove milésimos de segundo e Lewis, pra ficar no topo da tabela. Mais tarde, o neerlandês melhorou, colocando 1.16,732, contra o 1.16,968 de George Russell, o segundo. Lewis Hamilton conseguiu o terceiro melhor tempo, na frente de Fernando Alonso e Carlos Sainz Jr, o melhor dos Ferrari.  


No final, Max disse de sua justiça:

A última volta foi muito boa. Durante todo o fim de semana tem sido difícil colocar temperatura nos pneus e poder forçar o ritmo desde início, mas funcionou tudo na Q3. Estou feliz com aquela volta e obviamente, muito contente pela pole position. Estou ansioso pela corrida de amanhã. Penso que amanhã teremos um bom carro para a corrida, novamente com alguma atenção aos pneus para os manter em bom estado”, afirmou.

Na verdade, tem carro para isso. Contudo, Max terá os Mercedes atrás dele, é verdade. E sem a proteção do seu companheiro e equipa. Mas creio que ele sabe defender-se da concorrência. Já o mostrou ao longo da temporada. 

No domingo veremos como é que será esta corrida.  

Sem comentários: