domingo, 23 de julho de 2023

WRC 2023 - Rali da Estónia (Final)


Depois de dois dias onde andou crescentemente à vontade, neste domingo, Kalle Rovanpera mostrou-se a si, à concorrência e ao mundo que é o favorito a conquistar o segundo campeonato seguido de ralis. A sua vitória no rali da Estónia mostra, apesar de ser só a segunda na temporada, ele tem um avanço de 65 pontos, suficiente para poder triunfar no inicio de outubro, no rali do Chile, se continuar assim. Hoje, no final do rali estónio, o avanço que conseguiu sobre o segundo classificado, Thierry Neuville, foi de 52,7 segundos, com Esapekka Lappi, piloto da Hyundai, terceiro, a 59,5. 

No final, o finlandês disse de sua justiça:

"Este foi evento importante. Para o campeonato, é um lugar muito importante para conseguir bons pontos e o plano era exatamente este. É o meu evento favorito do calendário, então eu sabia que tínhamos que forçar aqui e correu bem. Muito obrigado à equipa - o carro sempre funcionou bem. É uma pena que não pudemos lutar com Ott Tänak neste fim de semana, tenho certeza que ele vai mostrar velocidade na Finlândia."


Com quatro especiais neste domingo para concluir o rali estónio, Kalle continuou a dominar, ganhando em todas elas, incluindo na Power Stage, com Neuville a perder gradualmente a vista para o finlandês, ainda por cima, com Lappi a aproximar-se. Elfyn Evans tentou apanhar Lappi durante o dia de domingo, mas na penúltima especial, o galês admitir que já não poderia chegar ao pódio. "Nós tentamos, é claro que sempre podemos encontrar alguns segundos aqui e ali, mas tudo bem."

No final, Rovanpera ganhou no Power Stage, 2,1 segundos sobre Evans, 3,9 sobe Lappi e 4,6 sobre Ott Tanak, cristalizando os resultados.

Depois dos quatro primeiros, Teemu Suninen foi o quinto, a já uns distantes 2.21,1, com Pierre-Louis Loubet a ser o melhor dos Ford, a 3.09,9. Sétimo ficou Katsuta Takamoto, a 3.10,2m na frente de Ott Tanak, a 6.25,6. E a fechar o "top ten" ficaram os Skodas de Andreas Mikkelsen, a 9.54,1, e o carro de Sami Pajari, a 10.03,8.

O WRC regressa à ação nas estradas finlandesas entre os dias 3 e 6 de agosto.

Sem comentários: