terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Apresentações 2024 (6): O Ferrari SF-24


E no dia de Carnaval, a Ferrari revelou o seu SF-24. Indo um pouco diferente dos últimos anos, a Scuderia mostrou o vídeo do seu carro, além das fotos do chassis no seu site, e um "shakedown" com Carlos Sainz Jr. ao volante, na pista de Fiorano.

O chassis SF-24 mantém a tradição da Ferrari, cuja cor principal da pintura é o vermelho, mas este ano apresenta riscas brancas e amarelas na pintura, um pouco inspirado nos seus bólidos da Endurance, que no pano passado deram à marca a sua primeira vitória em Le Mans em quase 60 anos.

A Ferrari afirma que o SF-24 irá ter 95 por cento de novos componentes. Por isso, este chassis marca um novo reinício para a Scuderia, com o objetivo de ser competitiva e de aperfeiçoar processos internos, preparando-se ainda para a chegada de novos técnicos. 


No comunicado da equipa, Frederic Vasseur admitiu que “apresentar um novo carro ao mundo pela primeira vez é sempre um momento muito emocionante para mim e para os pilotos, mesmo que já estejamos todos a pensar no momento em que vamos enfrentar os nossos rivais em pista”. O chefe de equipa salientou que em 2024 a Ferrari tem “de começar onde parámos no final da época passada, quando fomos consistentemente os primeiros classificados, com o objetivo de melhorar constantemente em todas as áreas”.

O responsável sublinha que todos na equipa concordam que têm “de ser mais cínicos e eficazes na forma como gerimos as corridas, fazendo escolhas arrojadas, de modo a obter o melhor resultado possível em cada Grande Prémio”. Vasseur conta ainda, esperando “um campeonato muito disputado”, com “os nossos ‘tifosi’ de todo o mundo” para dar uma força extra aos seus pilotos.

Quanto aos pilotos, Charles Leclerc espera que o seu carro seja mais facil de guiar, e que gostou das mudanças na decoração. 

“[Este chassis] deverá ser menos sensível e mais fácil de conduzir e, para nós, pilotos, é disso que precisamos para nos sairmos bem”, começou por afirmar. O piloto monegasco espera “que o carro seja um passo em frente em várias áreas e, pela impressão que tive no simulador, penso que estamos onde queremos estar. O objetivo é estar sempre na frente e quero dar aos nossos fãs muitos motivos de alegria, dedicando-lhes vitórias nas corridas”.

Quando à mudança que abalou a pré-temporada neste inverno, da chegada de Lewis Hamilton a Maranelllo, em 2025, apesar de ter dito que ficara chocado com a decisão, ele afirmou que fora avisado antes. 

Esse tipo de acordo não é finalizado da noite para o dia, leva tempo e eu estava ciente das negociações antes de assinar meu contrato, então não foi uma surpresa. Tivemos conversas com Lewis, especialmente quando tudo foi anunciado e oficializado”, começou por contar.

Nós trocamos mensagens de texto. Ele é um grande campeão com muito sucesso. É sempre interessante ter um novo companheiro de equipa à medida que aprendemos diferentes formas de trabalhar e guiar – ainda mais quando o meu novo companheiro é sete vezes campeão do mundo”, finalizou Leclerc.

Já Carlos Sainz Jr, que agora está no seu último ano na Scuderia, afirmou que estava ansioso por experimentar o carro em pista. 

Quando vi o SF-24 pela primeira vez, mal podia esperar para guiá-lo. Estou ansioso para ir com ele para a pista e saber se o comportamento é o mesmo que vi no simulador. O objetivo é ter um carro melhor, capaz de manter um ritmo de corrida consistente, porque isso é o básico para lutar pela vitória”, disse o piloto espanhol.

Nós, os pilotos, fizemos o nosso melhor para dar um feedback preciso aos engenheiros e tenho certeza que todos que trabalham em Maranello ouviram nossos pedidos. Queremos dar aos fãs algo para comemorar, já que eles nos apoiaram muito no ano passado, mesmo quando as coisas não estavam indo a nosso favor”, finalizou Sainz.


Depois da apresentação, o carro irá para os testes coletivos de pre-temporada, no Bahrein, que acontecerá na semana que vêm, antes da primeira corrida do campeonato, a 2 de março.

Sem comentários: