domingo, 30 de junho de 2024

Formula 1 2024 - Ronda 11, Red Bull Ring (Corrida)


Quando o pelotão chegou à Áustria para o seu Grande Prémio, no Red Bull Ring, e depois de termos assistido à qualificação, onde Max conseguiu a pole-position de forma mais ou menos fácil, parecia que, estando a correr "em casa", as coisas seriam relativamente fáceis para Max e iria ter a sua terceira vitória consecutiva. Contudo, os McLaren mostraram ao longo do fim de semana que podem andar a par de Max, pelo menos nas voltas iniciais.  

E essa era a grande incógnita deste domingo: até que ponto Max teria oposição? Ainda por cima, horas antes, soube-se que as equipas iriam fazer duas paragens nessa corrida, ou sejam quem conseguisse conservar melhor os pneus, teriam uma boa chance de conseguir um melhor resultado. Em suma, poderia ser uma corrida mais interessante que se pensaria de inicio.  


A corrida começa com Max na frente e a ir embora de Norris, que atrás dele tinha o pelotão a lutar por posições. Leclerc e Piastri tocaram-se e o monegasco acabou por ir às boxes para trocar a sua asa dianteira. Assentada a poeira das primeiras voltas, Russell era terceiro, depois de passar Hamilton ma luta entre os Mercedes. 

As primeiras voltas via-se Max a tentar afastar-se da concorrência, mas a distância não era grande, graças a Norris, que tinha como objetivo de ele não escapasse. Estava a ter algum sucesso, mas sem ameaças à liderança, mas a mostrar qus os McLaren eram carros a ter em conta.   

Por alturas da 21ª volta, os pilotos foram às boxes para trocar de pneus, enquanto Max já tinha 5,7 segundos sobre Norris, e quase todos colocaram pneus duros, para tentarem ir o mais longe possível. Três voltas depois, ambos foram às boxes, um atrás dos outros, sem grandes problemas entre eles. Piastri estava na frente, numa altura em que Hamilton era penalizado em cinco segundos por ter pisado a linha das boxes onde não devia. 

Com esta passagem pelas boxes, a corrida tornou-se... não numa procissão, mas os carros andam juntos, sem grandes chances de apanharem os carros que estavam na sua frente. Pelo meio da corrida, Pérez apanhou a sua penalização de cinco segundos por ter andando em excesso de velocidade dentro das boxes. Pelo meio da corrida, Max tinha um avanço de quase oito segundos para Norris. 

A partir da volta 40, alguns carros pararam nas boxes uma segunda ocasião, para poder ter um jogo de pneus que os leve até ao final da corrida. Hulkenberg e Alonso foram dos primeiros, mas boa parte deles trocaram entre as voltas 45 e 52, com Russell a ir na volta 47, colocando duros, Sainz Jr na volta seguinte, numa altura em que Piastri e Hamilton lutavam pela terceira posição, com o australiano a levar a melhor. 

Max meteu duros na volta 51, ao mesmo tempo que Norris, mas a paragem nas boxes do piloto neerlandês não foi boa. Ele meteu médios e manteve a liderança, mas agora tinha cerca de 1,6 segundos de vantagem sobre Norris. Hamilton parou na volta seguinte. 


Ali, o britânico da McLaren começou a esforçar-se e apanhar o piloto ds Red Bull, marcando volta mais rápida atrás de volta mais rápida. E na volta 55, começaram as tentativas de ultrapassagem. Max tentou afastar-se, conseguindo uma vantagem de 1,2 segundos na volta 56, a 15 do fim. Mas Lando aproximou-se e na volta 59, ele tentou ultrapassá-lo, mas acabou por sair da pista, devolvendo o lugar ao neerlandês. A partir daqui, os pilotos andaram perto um do outro, mas na volta 64... golpe de teatro! Ambos os pilotos tocaram-se e acabaram com furos em ambos os carros. Conseguiram chegar às boxes, de forma lenta, mas os estragos estavam feitos: Max era quinto, Norris abandonava. 

Com um Virtual Safety Car a ser mostrado, as voltas finais eram interessantes. Russell era o primeiro, na frente de Piastri e Sainz Jr, com Max em quinto... e 10 segundos de penalização, por ter causado a colisão com Norris. Russell via que a diferença para o australiano era de 2,4 segundos, e o britânico só tinha que levar o carro até ao fim para acabar a corrida no primeiro lugar. E foi o que aconteceu, dando a Russell a sua primeira vitória em ano e meio ao serviço da Mercedes. 


E assim foi uma as corridas mais inesperadas da temporada.   

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