quarta-feira, 4 de junho de 2025

Formula E: Pilotos satisfeitos com os pneus de chuva para a Gen4


A Formula E anunciou que os carros da Gen4, que aparecerão em 2026, terão pneus de chuva. E a medida foi muito bem recebida pelos pilotos, que esperam que o composto “tufão” da Hankook, seja bem melhor que o atual pneu, usado na Gen3, que é para todas as situações, e afirmam ser fraco, com os pilotos a terem dificuldades em conseguir aderência e gerar calor. Como se viu no fim de semana passado em Xangai, especialmente na segunda corrida, disputada debaixo de chuva, e em paragens anteriores, como o Mónaco e em Tóquio.

Para além disso, numa das corridas do Mónaco, disputadas debaixo de chuva, os pilotos também se tinham queixado dessa mesma aderência, onde descreveram as corridas em piso molhado como extremamente difíceis, afirmando estarem a disputar corridas em cenários de «sobrevivência».

Maximilian Günther, piloto da DS Penske, acolheu com satisfação a introdução de um pneu específico para piso molhado, ou composto «tufão», para os próximos carros Gen4 em 2026, considerando-o um «alívio» e a decisão certa, dado o aumento de desempenho esperado na nova geração.

Acho que é a decisão certa.”, começou por afirmar. “E é algo natural, porque o carro vai dar um grande salto em termos de desempenho na Gen4. Mostrar o desempenho com um tipo de pneu seco puro vai ser incrível, e vão realmente ver quanto potencial e desempenho há nos carros elétricos com tração às quatro rodas e nas especificações que eles estão a desenvolver.”, continuou.

E, sim, para o molhado, acho que todos queremos algo melhor e vamos recebê-lo na Gen4. Como eu disse anteriormente, no final, é o mesmo para todos, e é um desafio. É um grande desafio no momento, com certeza, pilotar com um pneu para todas as condições climáticas quando está tão molhado. É o nosso trabalho e nós, posso falar apenas por mim, ainda gosto muito disso. Temos de ser muito cuidadosos, conduzir o carro na ponta dos pés pela pista. Portanto, é certamente muito trabalho árduo, mas sim, continua a ser uma grande competição.”, concluiu.

A Formula E regressa à ação no final do mês, num circuito urbano em Jakarta, a capital da Indonésia.

Sem comentários: