sexta-feira, 18 de julho de 2025

WRC 2025 - Rali da Estónia (Dia 1)


Oliver Solberg voa nas estradas estónias, acabando o dia na frente com uma vantagem de 12,4 segundos sobre o herói local, Ott Tanak e 14,2 sobre o bvelga Thierry Neuville, também num Hyundai. Tudo isto ao fim de oito especiais neste primeiro dia de ralis. Os três estão ainda sob a peugada de Kalle Rovanpera, quatro a 20,4 segundos.

De regresso ao calendário, depois de uma ausência de um ano, o rali da Estónia pode ser considerado uma abertura para o rali da Finlândia, que irá acontecer no final do mês. Contudo, a grande novidade foi a Toyota ter inscrito um carro para Oliver Solberg, que tem andado nesta temporada num Toyota GR Yaris da Toksport, na classe Rally2, e tem sido dos melhores na sua categoria. Logo, existia uma expectativa sobre o que iria fazer com um Rally1, depois da má experiência de 2022, com a Hyundai.

O dia começou com uma super-especial em Tartu, onde o melhor foi Thierry Neuville, meio segundo na frente de Elfyn Evans, 0,6 sobre Ott Tanak e um segundos sobre Kalle Rovanpera. As especiais seguintes tinham passagens duplas por Peipsiääre, Mustvee e Kambja, acabando o dia em Elva Linn. Oliver Solberg surpreendeu o resto do pelotão ao ganhar na segunda especial do dia, 5,3 segundos sobre Rovanpera, 5,6 sobre Neuville e 7,6 sobre Tanak. Nikolay Gryazin teve problemas com a sua suspensão e perdeu mais de 1.20 minutos.

No final da especial, Solberg estava rejubilante: "É um sonho a tornar-se realidade".

Tanak atacou na especial seguinte, triunfando, mas com uma vantagem apenas de 0,2 segundos sobre Solberg, 2,8 sobre Evans e 2,9 sobre Rovanpera. Martins Sesks fez um pião e perdeu tempo, enquanto Sami Pajari tinha problemas de motor depois do final da etapa. Solberg atacou na especial seguinte, ganhando 2,8 segundos sobre Rovanpera, 3,2 sobre Tanak, 3,5 sobre Neuville e 7,3 sobre Evans. Takamoto cometeu um erro, mas não perdeu muito tempo, enquanto Munster perdia cerca de 23 segundos por causa de um furo lento.

Na frente, Solberg estava eufórico: "A sensação é boa. O carro é incrível de conduzir. O melhor carro que já conduzi. Há muita coisa que quero melhorar. Tem ali umas pedras feias, uma que não consegui evitar. Se precisar de abrandar o ritmo, diminuo. Vou passo a passo.", disse o sueco, no final da manhã.

Ott Tanak foi o ganhador na segunda passagem por Mustvee, mas apenas ganhou 0,9 segundos a Solberg, 1,6 sobre Rovanpera, dois segundos sobre Neuville e 2,3 sobre Evans.

A parte da tarde começa com a segunda passagem por Kambja, Onde Adrian Formaux levou a melhor, 3.3 segundos sobre Solberg, 6,3 sobre Neuville, 6,7 sobre Tanak e Sesks. Na segunda pasagem pela mesma especial, Solberg levou a melhor, 0,3 segundos sobre Formaux, 1,2 sobre Neuville, 1,8 sobre Tanak e 3,5 sobre Rovanpera. 


No final do dia, na especial de Eiva Linn, Neuville e Takamoto Katsuta empataram no melhor tempo, 0,7 segundos na frente de Tanak e Formaux, também empatados e 0,8 sobre Elfyn Evans. E foi ali que Solberg Jr. falou do seu estado de espírito:

"Não era isto que queria fazer de início, mas depois [de não ter] percebido bem o carro, pensei: vamos divertir-nos. Hoje foi o melhor dia da minha vida: liderar o rali, ganhar etapas e ter esta sensação incrível no carro. Pensei: quero derrapar e divertir-me.", disse.
 
Depois dos quatro primeiros, Adrien Formaux é o quinto, mas não anda longe, a 29,8 segundos, na frente de Takamoto Katsuta, a 30,0. Elfyn Evans é o sétimo, a 41,4, no seu Toyota, na frente de Sami Pajari, a 1.05,1, na frete dos Ford Puma Rally1 de Martins Sesks, a 1.11,4, e de Josh McErlean, a 1.30,0.

O rali da Estónia prossegue amanhã com a realização de mais nove especiais.

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