terça-feira, 22 de maio de 2007

Noticias: organizador do GP da China fo preso



Yu Zhifei, um dos maiores entusiastas pelos desportos motorizados na China e Director do Circuito Internacional de Xangai foi preso esta semana por alegadas acusações de corrupção. Zhifei é acusado de ter desviado centenas de milhares de euros do erário público para construir uma casa para sim mesmo.


Antigo homem de confiança do ex-presidente Jiang Zemin (ele próprio o ex-presidente da Câmara Municipal de Xangai), Zhifei convenceu o Governo local a construir um Autódromo nos arredores da maior cidade da China, como forma de modificar a sua relação politica com a maioria dos países que fazem parte do calendário do Mundial de Formula 1. Ainda não se sabe quem o vai substituir, mas fala-se que é outro homem de confiança de Jiang Zemin.


Segundo fontes em Pequim, poderá ser sentenciado a mais de 20 anos de cadeia ou até a ser condenado à morte. A corrupção nas mais altas esferas do poder é o mais recente problema que o Partido Comunista no poder enfrenta, a ano e meio de receber os Jogos Olimpicos, em Pequim. Quanto ao seu Grande Prémio de Formula 1, este ocorrerá no mês de Outubro.

Sem comentários: