quarta-feira, 27 de junho de 2007

GP Memória - França 1999

Numa altura em que nos despedimos de Magny-Cours como palco do GP de França, e quando surgem noticias de que o fim de semana francês pode ser chuvoso, o que pode baralhar as contas e estratégias das equipas, e animar os fãs. Sendo assim, a melhor coisa que se pode fazer, e juntar esses dois factores: Magny-Cours à chuva.


Ora, isso aconteceu no último ano do século XX, e os resultados foram surpreendentes. O meu amigo Felipão faz o resumo, mas eu dou mais pormenores!


Assim sendo... o campeonato do Mundo de 1999 estava a ser bem disputado entre o alemão Michael Schumacher e o finlandês Mika Hakkinen, com Eddie Irvine e David Coulthard a espreitarem qualquer deslize por parte dos seus companheiros de equipa. No grande prémio anterior, no Canadá, Hakkinen ganhou a corrida, beneficiando de um encontro de Michael Schumacher com o famoso "Wall of Champions"...

O fim de semana de 27 de Junho daquele ano prometia chuva. E assim aconteceu. Os treinos tiveram várias surpresas: Rubens Barrichello fez a primeira pole-position de sempre para a Stewart, e estava na melhor posição para alcançar a sua primeira vitória. Ao seu lado, largava... Jean Alesi, num Sauber-Petronas! E o terceiro classificado era Olivier Panis, num Prost-Peugeot. O que tinha acontecido nos treinos para que todas estas personagens alcançassem tais posições foi que aproveitaram os últimos minutos de treino, quando a pista começou a secar, para marcar melhores tempos. Algo que hoje em dia, seria impossível...


Dos contendores ao título, David Coulthard era quarto, Michael Schumacher era sexto, Mika Hakkinen era 14º, Eddie Irvine 17º. Heinz-Harald Frentzen ficou no sexto lugar da grelha.


No dia da corrida, apesar da chuva, o asfalto estava seco para a largada. Na largada, Barrichello segurou a liderança dos ataques de Coulthard. Mas na sexta volta, o escocês salta para a liderança, e aí fica até à volta nove, altura em que fica parado por problemas electricos. Sendo assim, o brasileiro da Stewart recupera a liderança.


Entretanto, Schumacher, Irvine e Hakkinen faziam a sua corrida de trrás para a frente, e na volta 20, Hakkinen tinha ultrapassado Frentzen e Alesi para chegar à segunda posição, bem atrás de Barrichello. Mas na volta 21, a chuva volta a fazer das suas, fazendo com que entrasse o "safety-car" na volta 25. Nessa altura, Frentzen já tinha feito o seu primeiro reabastecimento.


O "safety-car" esteve por lá durante dez voltas, ao que foi-se embora. Na relargada, Hakkinen tenta ultrapassar Barrichello no gancho Adelaide, mas despista-se e cai para o sétimo lugar. Agora, era a vez de Michael Schumacher atacar a liderança do piloto brasileiro, ultrapassando Frentzen. Na volta 43, Schumi passa Barrichello, seu futuro companheiro de equipa, e distancia-se. Só que na volta 50, perde duas marchas na sua caixa de velocidades, tendo de trocar o volante. Volta à pista na quinta posição.
Entretanto, Hakkinen faz uma corrida de recuperação, e passa Barrichello no volta 58. Mas perto do fim, tem que ir às boxes para reabastecimento, e Barrichello tem que fazer o mesmo. Quem ganha com isto tudo? O jordan de Heinz-Harald Frentzen, que da à Jordan a sua segunda vitória da carreira. Hakkinen é segundo e Barrichello é terceiro, no segundo pódio que dá à Stewart naquele ano. Schumacher termina em quinto, à frente do seu companheiro Eddie Irvine.


Terminada aquela corrida, Hakkinen liderava com 40 pontos, mais oito que Michael Schumacher. Eddie Irvine tinha 26 pontos, mais três que Frentzen. Era assim que estava o campeonato quando o Grande Circo chegou a Silverstone, uma semana mais tarde, onde os acontecimentos deram um rumo radical a aquele campeonato...

1 comentário:

Felipão disse...

Speeder...

Isso que é trabalhar em conjunto...

Parabéns pela riqueza de detalhes...

Por isso que seu blog é tão visitado...

Parabéns...