segunda-feira, 25 de junho de 2007

GP Memória: a tentativa de regresso

De quando em quando, recebo por correio algumas belas surpresas. E hoje recebi uma: o meu amigo Paulo Marques (F1PAM para os amigos do Fórum Autosport) mandou-se umas fotos de um teste, em fins de 1986 ou inicio de 1987, no circuito de Paul Ricard, de um teste com a então novata AGS. Quem dirigia o carro? Ora, nada mais, nada menos do que... Didier Pironi!

Isto explica-se em algumas linhas: depois de três anos de operações e de fisioterapias intensivas, Pironi queria voltar à Formula 1, frustrado por não ter sido o primeiro campeão francês, algo que Alain Prost (o piloto que ele abalroou em Hockenheim) iria conseguir pela McLaren, em 1985.

Pironi testou a convite da AGS, e provou que tinha recuperado a forma, o que lhe dava esperanças de voltar a correr em 1987. Mais tarde, teve outro teste com a Ligier, mas também não deu em nada. Sendo assim, decidiu que o melhor era correr em "powerboats", especialmente no seu "Colibri". E foi assim que ele perdeu a vida, alguns meses depois, numa corrida na Ilha de Wight... são os vários caminhos que a vida nos traz.

4 comentários:

jocasipe disse...

Tive imensa pena deste piloto. Gostava muito dele.

Anónimo disse...

Mais uma história trágica da F1, mesmo que longe dela.

Mto legal essas fotos que vc postou. Adoro a história da categoria, mas peco pela minha falta de memória para datas. Então, é sempre bom reler fatos interessantes como esse.

Felipão disse...

Didier era o virtual campeão de 82...

Uma pena o Keke, com uma vitória só, ter vencido o mundial...

Excelente texto, Speeder...

Anónimo disse...

coitado imaginem ele sem as pernas que ele quase as perdeu iria chorar todo dia numa cadeira de rodas