quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A foto do dia

Trinta e sete anos são uma vida. De facto, durante este tempo todo, assistimos na Formula 1 ao nascimento e crescimento de uma potência automobilistica, que deu até agora oito títulos mundiais e 93 vitórias. Falo, como é óbvio, do Brasil.


E hoje faz anos que Emnerson Fittipaldi alcançou a sua primeira vitória na formula 1, em Watkins Glen, no Grande Prémio dos Estados Unidos. Com essa vitória, Fittipaldi deu o título mundial a Jochen Rindt, que... já estava morto. Como hoje não queria colocar aqui uma foto qualquer, ponho aqui a foto do cartaz da corrida que deu a primeira vitória e um piloto brasileiro. Bonitinha, não acham? E já agora, leiam aqui o post do Ico sobre aquela corrida. É no mínimo desmistificadora...

1 comentário:

Anónimo disse...

Houve outros campeonatos em que o segundo colocado precisava conseguir algum resultado para sagrar - se campeão. Era o caso de Icks, que precisava da vitória.
Não concordo com a leitura de que a vitória não teve importância para Rindt, pois Emerson ocupou a posição que interessava a Icks e venceu muito bem; Emerson fez a parte dele, Icks, não.
Se a derrota de Icks para si mesmo diminui a importância da vitória de Emerson na disputa do campeonato, isso não floreia nem 'desfloreia' a vitória: foi importante e entrou para a história, como o único campeonato 'post morten', garantido porque era Emerson o primeiro no podium.