quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Noticias: Hamilton investigado pela FIA

A noticia chegou esta tarde: O actual líder do Campeonato do Mundo, Lewis Hamilton, está a ser investigado pelos Comissários Desportivos devido à pilotagem efectuada com o safety-car em pista durante o GP do Japão.


A noticia é do site inglês Autosport.com. Aparentemente, a FIA recebeu algumas imagens de que a condução do piloto inglês durante o tempo em que o Safety-Car esteve em pista teve influência no acidente entre o Red Bull do australiano Mark Webber e o Toro Rosso do alemão Sebastian Vettel, que colocou ambos fora de pista. Por causa disso, os comissários penalizaram Vettel com um recuo de 10 lugares na grelha de partida do GP da China, a decorrer neste fm de semana.


De acordo com o regulamento, mais concretamente o artigo 40.10, o líder de corrida deve manter uma distância considerável para o Safety-Car até à volta em que este regressa às boxes. Contudo, as variações na distância, com constantes acelerações e travagens, podem resultar na quebra dessa regra, que pode resultar na penalização do piloto infractor em 10 lugares na grelha de partida. O que se sabe é que a FIA já convocou Hamilton para ser ouvido amanhã, em Xangai. Isto já começa a cheirar mal...

2 comentários:

Rogério Magalhães disse...

Pelas imagens, punir por quê? Por tentar tirar um racha com o SC? Se bem que há uma pequenina lógica na alegação de que Hamilton teria atrapalhado os dois trapalhões, já que a porcaria que ele fez na pista distraiu mesmo os dois que vinham atrás... o Vettel foi mais cabaço e encheu os fundos do Webber... mas acho que isso tá me cheirando a marmelada para reapimentar o campeonato.

Não seria melhor pedir para a chuva na China dar uma "giradinha" no Hamilton e ele não pontuar, com o bebê chorão das Astúrias ou mesmo o Kimi Manguaça Man ganhando e tudo se decidir no Brasil? Pelo menos é obra do Sobrenatural de Almeida, não da paranóia de algum dirigente da FIA/FOM e correlatos...

Felipe Maciel disse...

Acho que isso não põe o campeonato a perder mas o Lewis sempre foi acusado de fazer esse tipo de graça. Já cusaram ele do zig-zag na largada e agora ficou claro q ele tava fazendo brake test não só à frente dos pilots que abandonaram como também na frente do Alonso, no início da prova.

A penalidade me parece óbvia, mas mesmo assim deve se tornar o campeão, a vantagem é bem confortável.