Há já algum tempo que queria fazer algo sobre este carro, que deu um título mundial a Jackie Stewart, e que sempre achei que era o zénite das criações feitas por Derek Gardner (o Tyrrell P34 de seis rodas é uma classe à parte). Se para o piloto escocês, este carro deu o seu terceiro e último título mundial, também foi o túmulo para o seu protegido, o francês Francois Cevért.
No final de 1972, o Tyrrell 005 era o carro dominante na equipa, mas Derek Gardner procurava evoluir sempre o carro. Mas quando desenha o 006, foi por uma razão prática: era um chassis destinado para Francois Cevért, um pouco como tinha funcionado o modelo 002, dois anos antes. As diferenças em relação ao modelo anterior eram algumas: a asa traseira ficava mais atrás, mantinha a entrada de ar enorme, e algumas modificações na parte frontal, no sentido de ser mais eficaz aerodinamicamente.
E foi para Cevért que o modelo serviu inicialmente: estreado no GP do Canadá de 1972, o piloto francês conseguiu um segundo lugar na corrida seguinte, em Watkins Glen. Contudo, verificou-se que o carro poderia ser mais do que um chassis para uma só pessoa. Assim sendo, o escocês Jackie Stewart começou a usar o carro para a temporada de 1973, a partir do GP da Africa do Sul, depois de Cevért mostrar as potêncialidades do novo carro.
A partir desse momento, Stewart e Cevért tornaram-se numa equipa a bater: com a Lotus dividida em rivalidades entre Emerson Fittipaldi e o sueco Ronnie Peterson, Jackie Stewart ganha cinco corridas, três dos quais em dobradinha com Francois Cevért. Apesar de Stewart garantir o tri-campeonato, falharam o título de construtores, a favor da Lotus (92 pontos contra 82 dos carros do "tio" Ken).
No final de 1973, Stewart prepara a sua retirada das pistas, e tudo indicava que após a corrida final, no circuito norte-americano de Watkins Glen, seria o seu companheiro de equipa Cevért que tomaria conta da equipa para 1974. Mas nos treinos de Sábado, o piloto francês sofre um acidente fatal e os carros são retirados, em sinal de luto. Caso nada tivesse acontecido, seria a centésima e ultima participação do piloto escocês na Formula 1.
No inicio desse ano, Ken Tyrrell teve que arranjar uma nova dupla. Contratou dois jovens talentos: o sul-africano Jody Scheckter e o francês Patrick Depailler. O Tyrrell 007 ainda não estava pronto nas primeiras corridas da temporada, assim sendo, usaram os 006 até ao GP da Africa do Sul, sem grandes resultados. Em Jarama, a equipa começa a usar o novo Tyrrell 007.
Carro: Tyrrell 006
Projectista: Derek Gardner
Motor: Costorth V8 de 3 Litros
Pilotos: Jackie Stewart, Francois Cevért, Chris Amon, Jody Scheckter, Patrick Depailler.
Motor: Costorth V8 de 3 Litros
Pilotos: Jackie Stewart, Francois Cevért, Chris Amon, Jody Scheckter, Patrick Depailler.
Corridas: 18
Vitórias: 5 (Stewart 5)
Pole-Positions: 3 (Stewart 3)
Voltas Mais Rápidas: 2 (Stewart 1, Cevért 1)
Pontos: 118 (Stewart 61, Cevért 53, Depailler 4)
Vitórias: 5 (Stewart 5)
Pole-Positions: 3 (Stewart 3)
Voltas Mais Rápidas: 2 (Stewart 1, Cevért 1)
Pontos: 118 (Stewart 61, Cevért 53, Depailler 4)
Títulos: Campeão Mundial de Condutores em 1973 (Jackie Stewart)
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