quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

The End: Heath Ledger (1979-2008)

O actor australiano Heath Ledger, conhecido pelo seu desempenho no filme "Brokeback Mountain" em que fazia dupla com Jake Gyllenhall como dois "cowboys" gays, foi encontrado morto esta noite no seu apartamento em nova Iorque. Tinha 28 anos.


No seu apartamento foram encontrados comprimidos para dormir a seu lado, na cama. As autoridades policiais não querem revelar pormenores, mas a hipótese de suicidio ou overdose acidental de comprimidos não estão excluidas. Neste momento, vivia sozinho depois de se ter separado recentemente da sua companheira Michelle Williams, que se conheceram durante a rodagem de Brokeback Mountain.


Nascido a 4 de Abril de 1979, na cidade de Perth, na Australia, era filho de uma professora e de um antigo piloto de automóveis. Aos 16 anos, depois de completar o liceu, foi para Sydney para seguir uma carreira artistica. pouco tempo depois, foi para Hollywood, onde o seu primeiro filme foi uma comédia para adolescentes: "10 Things I Hate About You".

A partir de 2000, a sua carreira internacional começa a aparecer: foi filho de Mel Gibson em "O Patriota", o filho suicida de Billy Bob Thorthon no drama "Monster's Ball", o falso cavaleiro Ulrich Von Lichtenstein em "A Knight's Tale", e antes de Brokeback Mountain, foi um dos irmãos Grimm no drama fantástico "The Brothers Grimm".


Em 2005 entra em Brokeback Mountain, realizado pelo taiwanês Ang Lee, onde faz de Ennis del Mar, um solitário vaqueiro, que se apaixona por Jack Twist, interpretado por Jake Gyllenhal. O filme foi um sucesso de bilheteira e de crítica, e recebeu oito nomeações para os Óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor Principal (Ledger), Melhor Actor Secundário (Gyllenhal), Melhor Actriz Secundária (Williams), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Banda Sonora Original e Melhor Cinematografia. No final, ganhou três: Realizador, Argumento Adaptado e Banda Sonora.


Após BrokeBack Mountain, Ledger participou em mais alguns filmes: fez de Casanova, no filme com o seu nome, foi um dos seis actores a fazer de Bob Dylan no biopic "I'm Not There", e neste Verão, será o vilão Joker no filme "The Dark Knight", contracenando com Christian Bale, que será Batman. Por estes dias estava em Vancouver a rodar o filme de Terry Gilligham "The Imaginarium of Dr. Parnassus", que trata sobre um dono de um circo que para atraír mais público, faz um pacto com o Diabo. Já agora, o Diabo será interpretado por Tom Waits...


Está a ser um mau mês para os jovens actores: no passado dia 15, outro jovem actor, Brad Renfro, foi encontrado morto na sua casa em Los Angeles, após o que se suspeita ter sido uma noite de farra e drogas. Foi actor-mirim no filme "O Cliente", com Susan Sarandon, e depois de adulto, foi actor em filmes como "Ghost World" e "Bully", do controverso realizador Larry Clark. Tinha 25 anos.


De facto, é uma pena ver alguém mais novo do que eu a morrer primeiro... especialmente quando se fala de um actor muito talentoso. Não me admiraria nada que de futuro se crie um mito à volta dele.

3 comentários:

Priscilla Bar disse...

Tô de boca aberta até agora..!

Anónimo disse...

E o pai dele era piloto, num sabia disso. Mortes repetinas sempre me tocam, de gente jovem e talentosa mais ainda. Fiquei muito muito triste, quase choro e demorei a dormir naquela terça imaginando sobre a vida:(

Anónimo disse...

Nossa!!! Muito triste isso!!
Foi muito chocante!!