domingo, 16 de março de 2008

Formula 1, Ronda 1, Australia (Corrida)

Emoção? Toda. Agitação? Toda. Afinal, tivemos 3 situações de Safety Car em pista. Resultado? Uma hecatombe de todo o tamanho, onde a McLaren ganhou em toda a linha. Toda! Woking 1 - Maranello 0. Lewis Hamilton levou o ceptro para casa, numa vitória dominadora, com Nick Heidfeld e Nico Rosberg nos outros lugares do pódio.

Confesso que pressentia uma primeira volta agitada, e isso aconteceu. Fisichella, Webber, Button, Davidson e Vettel acabaram as suas corridas nessa volta, vítimas de toques, e isso resultou na primeira entrada do Safety-Car.


Os Ferrari tentaram recuperar o tempo perdido nos treinos, mas só fizeram asneiras na corrida. Felipe Massa só se lembrou de atirar fora carros, e foi ele que causou a entrada do Safety-Car pela segunda vez, quando atirou fora David Coulthard. E quando se preparava para o regresso, o carro decidiu calar-se. Mau demais para ele. Quanto a Kimi Raikonnen, a estratégia de uma só paragem resultou até à segunda partida, quando tentou ultrapassar o seu compatriota Kovalainen, mas uma travagem demasiado optimista atirou-o para a gravilha, perdendo imenso tempo. Ainda se despistou mais uma vez, acabando irremediavelmente a seis voltas do fim, ainda classificado.


Quem ganhou com tudo isto? Fernando Alonso. Foi quarto classificado, aproveitando a hecatombe para marcar preciosos pontos. Mas não esqueço Nico Rosberg. A prova dele foi sólida, tranquila, mostrou que os Williams estão de volta aos lugares de destaque, e que se as coisas continuarem assim, os pódios não serão um acaso, como hoje.


Quanto a Rubens Barrichello... teve azar, muito azar. Quando ia num sólido quinto posto, conseguindo marcar pontos em relação a muita coisa, o seu segundo reabastecimento no mesmo momento em que o Toyota de Timo Glock "voava", estragou-lhe o dia. Foi penalizado em 10 segundos, e para piorar as coisas, saiu da boxe com luz vermelha. Resultado: desclassificação obvia. Outro dos azarados do dia foi Sebastien Bourdais. Sobreviveu à hecatombe, e tudo indicava que conseguiria um sólido quarto posto, quando o motor foi-se de vez. Mas mesmo assim, conseguiu pontuar!


Semana que vêm, Domingo de Páscoa, teremos o GP da Malásia. Todos os que desistiram quererão "lavar a face", depois das asneiras australianas. A Ferrari que o diga!

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Speeder, espero que assim seja...Viva a Williams e que venham mais pódios...

Apesar de não concordar que tenha sido um acaso:)

Exlico:
Acaso,(do latim a casu) é algo que surge ou acontece sem motivo ou explicação aparente...

Ora, Nico foi sempre rápido e consistente (motivo). Aguentou-se sempre em pista atrás do Nick enquanto que outros iam visitando a gravilha (explicação)...

Acasos... sinceramente conheço poucos. Sou mais adepto das leis causa/efeito..

Abraços

Felipe Maciel disse...

Corridaça!
É bom ver a Wiliams no pódio, mas a Ferrari, hummmmmm