domingo, 23 de novembro de 2008

A1GP - Ronda 3, Sepang (Corridas)

A ronda malaia do A1GP de 2008-09 decorreu esta madrugada no circuito de Sepang, com a Suiça (Neel Jani) e a Irlanda (Adam Carroll) conseguirem vencer as suas coridas, e Portugal a continuar com os bons resultados, através de Filipe Albuquerque. O piloto de Coimbra foi quarto na Sprint Race, e segundo na Feature Race, onde acompanhou Carrol e o americano Marco Andretti, filho de Michael e neto de Mário, no pódio de Sepang.


A Sprint Race, primeira corrida do dia, foi ganha por Neel Jani, da Suiça, que dominou a corrida do principio ao fim, sempre com uma vantagem confortável sobre o resto dos concorrentes. A prova teve duas partidas, devido a um acidente na primeira volta, causado por Narain Karthikeyan quando travou durante a partida lançada. Sem espaço para travar, o americano Marco Andretti e o brasileiro Felipe Guimarães abalroaram separadamente o carro indiano.


Quanto a Filipe Albuquerque, andou sempre atrás do francês Löic Duval e do neo-zelandês Earl Bamber, na luta pelo pódio, e a ser pressionado pelo irlandês Adam Carroll, mas aguentou as investidas dele, e conseguiu um importante quarto lugar da classificação, conseguindo aqui cinco pontos. No final da corrida, a acompanhar Jani no pódio foram Duval e Bamber.


Na Feature Race, Albuquerque arrancou muito bem, passando de quinto para segundo no final da primeira volta, ficando sempre colado a Adam Carrol até à primeira paragem nas boxes. Nessa altura, as posições mantiveram-se, mas Carrol tinha melhores pneus e conseguiu afastar-se de Albuquerque, que não fez mais do que tentar ficar com o segundo posto. A luta pelo terceiro lugar foi mais emocionante, com Andretti, a partie de oitavo, a beneficiar de um bom trabalho de box, à sua velocidade em pista (passou Libano e China) e um pouco de sorte, pois beneficiou de um erro de comunicação da Malásia, para ficar com o terceiro posto.


No quarto lugar ficou a Austrália (John Martin), o quinto foi a Africa do Sul (Adrian Zaugg), que resistiu aos ataques do carro neo-zelandês, pilotado por Earl Bamber. O Brasil, carro pilotoado por Felipe Guimarães, terminou a corrida no oitavo lugar.


No final da corrida, Filipe Albuquerque estava visivelmente satisfeito: "Foi uma primeira volta fantástica, com tudo a funcionar na perfeição. Tentei a todo o custo conseguir subir para primeiro lugar, mas infelizmente a equipa irlandesa estava ligeiramente mais rápida que eu, para além de que, uma vez mais, o nosso 'pit-stop' não foi perfeito. A determinada altura percebi que era complicado discutir o primeiro lugar, pelo que optei por garantir a segunda posição, que nos fez subir quatro posições no Campeonato. Penso que daqui em diante vamos ser certamente uma das equipas permanentemente na frente", disse.


O mesmo discurso era adoptado por Luis Vicente e Pedro Matos Chaves, os homens que estão por detrás da equipa portuguesa. Vicente não escondia o orgulho na sua equipa e especialmente em Filipe Albuquerque: "O Filipe teve uma frieza notável para conseguir garantir estes dois resultados. Estamos muito satisfeitos com o desenrolar do fim-de-semana. A equipa fez um excelente trabalho e estão todos de parabéns", enquanto que Matos Chaves, Director Desportivo, reforçava o discurso: "Fomos a equipa mais constante ao longo do fim-de-semana, com resultados que nos permitem estar em posição de lutar pelo Campeonato. Esperamos manter a performance ao longo do resto do Campeonato", disse.


Com este resultado, a Irlanda lidera agora o campeonato, com 43 pontos, com Portugal na segunda posição, conseguindo até agora 35 pontos, com a França e a Nova Zelândia juntos na terceira posição da classificação, ambos com 31 pontos. O Brasil é 14º na classificação, com quatro pontos. Após a ronda da Malásia, a A1 GP atravessará agora uma pausa de quase dois meses, regressando às lides no circuito de Taupo, Nova Zelândia, no próximo dia 25 de Janeiro.

Sem comentários: