quarta-feira, 5 de novembro de 2008

The End: Michael Crichton (1942-2008)

O autor, escritor e realizador americano Michael Crichton, responsável entre outros de argumentos como "Jurassic Park" e "O Mundo Perdido", entre outros, para além de ter sido o criador da série televisiva "E.R - Serviço de Urgência", morreu ontem em Los Angeles, vítima de cancro. Tinha 66 anos.


Crichton, nascido em Chicago no ano de 1942, licenciou-se em Antropologia em Harvard, e depois inscreveu-se em Cambridge, para tirar Medicina, algo que o desiludiu rapidamente, apesar de ter concluido o curso. Enquanto estudava na Universidade, escrevia contos e histórias , que se tornaram mais tarde naquilo que os criticos chamaram de "techno-thriller", escrevendo livros de ficção cientifica. O seu primeiro grande sucesso é "A Ameaça de Andrómeda", escrito em 1969 e levado a cinema em 1972.


Nessa década, aventura-se na realização, sendo o filme mais conhecido "Coma", de 1977, com Michael Douglas no principal papel. Todos os livros escritos nessa altura, aboradam o tema da ciência como ameaça para a humanidade, espoecialmente se caísem nas mãos erradas. Um dos seus livros mais famosos, "Parque Jurássico", levado ao cinema por Steven Spielberg, em 1993 (e no qual foi co-argumentista), aborda exactamente esse tipo de tema.


Crichton publicou outros livros, a saber: "Congo" (1980), "A Esfera" (1987), "Sol Nascente" (1992), "Desclosure/Assédio" (1994) e "O Mundo Perdido" (1995), todos estes foram logo adaptados ao cinema, com maior ou menor sucesso. Ao todo, as obras de Crichton renderam-lhe mais de 150 milhões de cópias por todo o mundo. Nesta década, escreveu em 2004 "State of Fear", e tinha ultimado mais um romance, que iria ser publicado em Dezembro, mas que foi adiado para Abril de 2009.



O autor americano teve uma vida privada atribulada: casou-se por cinco vezes, do qual teve apenas uma filha, Taylor Anne. Desde há muito que lutava contra um cancro, embora o mantivesse na sua esfera privada. Este ano, ainda teve tempo para ver um dos seus livros originais, "A Ameaça de Andromeda", ser filmada para televisão, produzida por Ridley Scott, realizador de filmes como "Blade Runner" (1982) e "Gladiador" (2000). E agora, resta-nos os seus livros como legado. Ars lunga, vita brevis.

Sem comentários: