quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A1GP - Ronda 2, Chengdou (Antevisão)

A A1GP vai voltar este fim de semana, com a segunda ronda dupla do campeonato, no circuito chinês de Chengdou. Nesta nova ronda, os 25 carros inscritos vão finalmente rodar juntos, algo que não tinha acontecido na jornada anterior, devido principalmente aos vários atrasos sofridos pelo fabricante de chassis, a Ferrari, para ter os carros prontos a tempo.

Numa ronda onde Nicolas Prost (filho de Alain Prost) e Marco Andretti (filho de Michael Andretti e neto de Mario Andretti) se irão estrear nesta competição, guiando respectivamente os carros francês e americano, as ambições da equipa portuguesa, liderada por Filipe Albuquerque, são grandes, especialmente depois dos testes em Silverstone, onde averbaram o segundo melhor tempo.

Fiquei a menos de quatro décimas do Neel Jani [o piloto suiço foi lider da tabela de tempos]. Ele utilizou dois jogos de pneus novos, enquanto eu só usei um, para além de que ele esteve a testar umas novas borrachas de desenvolvimento da Michelin, para além de que usou o push to pass e eu não. Mas a minha preocupação era sobretudo conhecer os limites do carro, pelo que nem fiz alterações às afinações. As duas provas que fiz recentemente das World Series Renault ajudaram a que tivesse com um bom ritmo, que me permitiu até quase não transpirar, o que me surpreendeu um pouco, mas que se deve também à facilidade com que se conduz o novo A1 GP”, afirmou o jovem português.

Quanto ao circuito de Chengdou, Albuquerque diz de sua sentença: “Parece-me um traçado muito técnico. Esta vai ser a primeira corrida a sério do campeonato e vamos ver como estamos, embora acredite que estarei em condições de rodar nos cinco primeiros. O nível dos pilotos presentes aqui é elevado, mas acredito que estarei nos mais rápidos. Vai ser muito equilibrado e espero que o teste que fiz em Silverstone dê frutos agora”, concluiu.

O programa do A1 GP na China começa na próxima madrugada, com as duas sessões de treinos livres para os "rookies" e com a sessão livre para todos. No Sábado, desenrolam-se as sessões de qualificação, para na madrugada de Domingo terem lugar as corridas, às 3 e às 7 horas da manhã, hora portuguesa. Em termos de televisão, os treinos passam às 10h10 de Sábado na Sport TV1 e as corridas terão transmissão no Domingo na Sport TV2 a partir das 11h40, tudo em diferido.

Sem comentários: