quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Formiga ganha prestigio internacional

A cada prova que passa, António Felix da Costa, mais conhecido por "Formiga", mostra-se como uma das maiores promessas, não só do automobilismo nacional, mas também mundial. Depois de uma primeira temporada em monolugares, a todos os niveis excelente, onde foi campeão da Formula Renault NEC (North European Competition), Felix da Costa testou ontem um monolugar da World Series by Renault, onde em 21 pilotos, todos mais experientes do que ele, conseguiu o segundo melhor tempo, no carro da P1 Motorsport, a equipa campeã de 2008.

Durante a amnhã, com a pista bastante molhada, António adaptou-se à pista, ao monolugar e aos pneus, e quando alcançou a condição ideal, rodou sempre entre os três primeiros. Mais tarde, já com a pista a secar, e com todos os pilotos a mudarem para pneus slick, Felix da Costa efectua então uma série de voltas fantásticas, cotando-se como o segundo piloto mais rápido de toda a sessão, apenas atrás do inglês Riki Christodolou.


"A experiência de hoje ficará para sempre gravada na minha memória. Foi fabuloso poder conduzir um carro a 242 km/hora, a curvar colado ao chão e com uma aceleração arrepiante. Adaptei-me rapidamente e, desde cedo, comecei a sentir-me muito à vontade. Gradualmente fui melhorando os meus tempos tendo rodado sempre entre os três primeiros. Com pneus slicks, a volta rápida costuma ser a 2ª, altura em que estes atingem a máxima eficiência. Uma vez que ainda me encontrava a descobrir, quer o carro, quer a própria pista, o meu melhor tempo foi somente conseguido na volta 6, pelo que senti que poderia ter tirado mais 2 ou 3 décimos", comentou o piloto de Cascais.


"Fui integrado na equipa P1 Motorsport, campeã em 2008, e todos me apoiaram muito. Um agradecimento especial ao seu Team Manager, Roly Vincini, que me ajudou a descobrir o carro e os segredos da pista. Foram 60 voltas efectuadas ao comando deste formula Renault das World Series e, fisicamente, senti-me muito bem. Na verdade, quando o teste terminou, sentia-me pronto para, pelo menos, mais 60 voltas à pista!", concluiu, visivelmente entusiasmado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Speeder 76,

se não fosse vc, nós que não moramos em POrtugal, continuaríamos pensando que, em termos de piloto português, só existe o Pedro Lamy.

Bom, pelo menos eu não conhecia Álvaro Parente entre tantos outros que vc divulga aqui no Continental Circus.

Um grande abraço "trânsatlantico" do amigo brazuca,
Fernando Ringel