O Mundial WRC de Ralies 2009 irá começar a partir de amanhã, num sitio improvável: a Irlanda. Devido à politica de rotatividade do calendário, o Rali de montecarlo, palco habitual do inicio da temporada, ficou de fora do Mundial este ano, e agora, as estreitas estradas irlandesas serão palco da estreia do campeonato do Mundo, onde Citroen e Ford competirão entre si para saber quem vai levar o título de construtores, mas vão ser os unicos oficiais, pois Subaru e Suzuki retiraram-se da competição, pelo menos este ano.
Nos pilotos, o favorito é o costume: o francês Sebastien Löeb, que parte rumo a um inédito sexto título mundial consecutivo. Desde 2004 que o campeão do Mundo é ele, e poucos são os que lhe fazem frente. Primeiro foi Marcus Gronholm, mas desde que se retirou, no final de 2007, que a maior oposição na ford tem vindo de dois jovens pilotos, Mikko Hirvonen e Jari-Mari Latvala. Mas a sua juventude, aliada com alguma impetuosidade, tem levado a alguns acidentes.
Quanto a Daniel Sordo, o catalão companheiro de Löeb na Citroen, quer mostrar que este ano quer ser mais do que um mero secundário, e quer ganhar o seu primeiro rali no WRC. ele que tem dez segundos lugares como melhores resultados na sua carreira...
Num campeonato "bipolar" como este, nunca as "equipas B" tiveram tanta importância. Se a Ford tem a Stobart como "muleta", com pilotos como o inglês Matthew Wilson, o italiano Giggi Galli (recuperado do seu acidente na Alemanha), o belga Francois Duval, e o estonio Urmo Aarva. A Citroen teve que fazer a sua própria equipa B, para poder albergar alguns "deserdados" como o australiano Chris Atkinson, ou "jovens lobos" como o francês Sebastien Oiger (que ganhou agora o Rali de Monte Carlo), o zimbabueano Conrad Rautenbach e o russo Evgueny Noikov. Outra equipa privada entra nas contas, que é a Adapta Racing Team, que com um Subaru Impreza de 2008, vai tentar mostrar ao mundo o sueco Mads Ostberg.
Eis o panorama nas vésperas de um campeonato importante para o futuro da modalidade. Numa altura de transição para 2010, onde surgirão carros com base nos S2000 do IRC (os S2000+), a competitividade deste campeonato pode fazer com que entrem novos construtores para o Mundial. Mas caso as coisas não corram como se prevê, aliado à crise mundial que afecta as construtoras, pode enxotar o promotor escolhido pela FIA para assegurar o campeonato a partir de 2010, e extinguir o campeonato a favor do IRC (Intercontinental Rally Challenge).
Já agora, eis o calendário de Ralies de 2009, que para além da Irlanda, conta com mais alguns regressos (Chipre, Portugal, Noruega, Austrália) e um que já não aparecia há mais de 30 anos: o Rali da Polónia.
28/01.01/02 - Rali da Irlanda
11.15/02 - Rali da Noruega
11.15/03 - Rali do Chipre
01.05/04 - Rali de Portugal
22.26/04 - Rali da Argentina
20.24/05 - Rali de Itália - Sardenha
10.14/06 - Rali de Acrópole
24.28/07 - Rali da Polónia
29/07.02/08 - Rali da Finlândia
02.06/09 - Rali da Austrália
30/09.04/10 - Rali da Catalunha - Costa Dourada
21.25/10 - Rali de Gales/GB
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