segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Historieta da Formula 1 - Pedro Lamy na Tyrrell, Footwork e Sauber

A Historieta da Formula 1 desta semana tem a colaboração do Rianov Albinov, que me ofereceu as fotos, e aborda um dos melhores pilotos que Portugal já teve: Pedro Lamy.



No final de 1993, com apenas 21 anos, estando ele a disputar o título da formula 3000 com Olivier Panis, teve a chance de substituir Alex Zanardi na Lotus, e estreou-se ao lado de Johnny Herbert. Com o tempo, o português já conseguia estar a par do inglês, mais talentoso e experiente. Até que a 18 de Maio de 1994, poucos dias depois de disputar o GP do Mónaco, e de escapar ileso ao acidente com o Benetton de J.J. Letho na partida do infame GP de San Marino, em Imola, sofre um acidente a mais de 250 km/hora, quando a asa traseira do seu Lotus cedeu. Resultado: ambas as pernas fracturadas e vários meses em reabilitação.

No final de 1994, já recuperado, começa a tentar regressar à Formula 1, efectuando vários testes com algumas das equipas do meio do pelotão. A primeira hipótese é com a Sauber-Mercedes, que precisava de alguém para o lugar de Karl Wendlinger. Testando em Barcelona, em Dezembro desse ano, não dá muito nas vistas e perferem ficar com o austriaco.

Poucas semanas depois, no Estoril, Lamy volta ao cockpit, desta vez a bordo de um Tyrrell. O português mostra bom andamento, e Tyrrell fica impressionado, mas os milhões da Nokia, fornecidos por Mika Salo fazem com que este perfira o finlandês.

A meio do ano, tem uma nova chance: a Footwork-Arrows precisa de um piloto para completar o "budget" da equipa naquele ano, e Lamy é um dos pilotos testados em Silverstone no FA15. Caso ficasse, iria substituir... Gianni Morbidelli, já que o outro "piloto" era o japonês Taki Inoue, e este "pay-driver" tinha o dinheiro suficiente para a época toda. Mas no final, perferiram o italiano Max Papis. Nâo lembro bem se foi porque o Lamy não achava grande coisa o carro, ou foi por causa do "eterno" problema do "budget".

Mas poucas semanas depois, Lamy tem outro teste com a Minardi, e é bem sucedido, voltando à Formula 1 quase ano e meio depois daquele acidente horrivel em Silverstone, no circuito de Hungaroring. E no final do ano, em Adelaide, dá a Portugal o seu primeiro ponto de sempre.



Hoje em dia, com 36 anos, está feliz na Le Mans Series, na equipa oficial da Peugeot, e este fim de semana, nas 24 horas de Daytona, terminou a corrida na quarta posição, mais um resultado de relevo numa prova lendária. E espera este ano ser o primeiro piloto de lingua portuguesa a vencer as míticas 24 Horas de Le Mans...

2 comentários:

Rianov disse...

Grande Speeder,
Foi rápido hein? (risos)
Boa história sobre os fatos destes testes.

E tenho que agradecer ao seu conterraneo, Ric Pereira pela disponibilização das fotos.

Abraços Speeder e Ric(ardo?) Pereira.

Rianov

L-A. Pandini disse...

Eu não conhecia (ou não lembrava) deste teste na Tyrrell. Dos outros, sim. Muito legal! F1 Nostalgia vive! (LAP)