Depois de ontem à noite ter visto a capa do jornal, fui ler a noticia. Vem logo na página 2, numa coluna assinada pelo jornalista Luis Vasconcelos, um dos poucos (senão o unico) português a andar no "paddock" da Formula 1. A noticia fala de que o "tio" Bernie sente a pessão dos adeptos, equipas e patrocinadores acerca da diminuição de pistas na Europa, em favor da Asia e da Arábia.
Como a França não terá GP até pelo menos 2011 (foi aprovado este fim de semana no Senado francês uma proposta para construir um circuito) e a Alemanha e Inglaterra estão a ter dificuldades em erguer ou manter os seus GP's, a ideia de um Autódromo de Portimão novinho em folha e pronto que nem um brinco, ganha força. O próprio Bernie esteve para ir a Portimão na semana passada, mas a chuva estragou-lhe os planos. Contudo, alguns dos seus mais próximos estiveram por lá, e tiveram impressão positiva das instalações.
Contudo, a noticia fala num ponto importante: a proposta da candidatura terá que ser sustentada pelo Governo. Em Portugal, 2009 vai ser ano de eleições, e este Governo quer manter o poder, de perferência com maioria absoluta. Apesar do investimento ser privado, e do Governo ter apenas desburocratizado (o projecto foi considerado um PIN - Projecto de Interesse Nacional), na semana passada, o Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, ter dito que por agora, tal coisa não interessa, pelo facto de estar a passar uma crise económica sem percedentes. Mas este mesmo ministro afirmara no dia anterior que apoiava, sem reservas, uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha ao Mundial de 2018...
Paulo Pinheiro também não está interessado em investir do seu próprio dinheiro no GP de Portugal, pois quer primeiro recuperar os 210 milhões de euros que investiu no complexo de Portimão (160 milhões só na pista). Mas esta tem o maior "paddock" da Europa, em termos de área. E isso vai ser considerado em conta nas anotações dos associados do Bernie Ecclestone...
E Portugal tem outra vantagem: tem tradição. Há outros projectos europeus em estado de construção ou de intenções, como a Bulgária e a Rússia. Há também a hipótese de um segundo circuito em Itália, nomeadamente um GP urbano em Roma. Mas se as especulações de que Fernando Alonso estará na Scuderia Ferrari a partir de 2010, e dado a simpatia (leia-se, mais dinheiro e mais espectadores) que o "Tio" Bernie tem pelo espanhol, isso significa que um terceiro GP na Peninsula Ibérica era bem visto para as audiências.
E nessa altura, poderá haver um piloto português no "paddock" da Formula 1. Alvaro Parente é a melhor hipótese. Uma noticia de hoje do site português Sportmotores diz que ele tem propostas de... seis equipas da GP2! E o seu empresário, Pedro Moreira dos Santos, fez esta revelação: ”Esta semana vamos ter uma reunião com o Bernie Ecclestone onde iremos dar a conhecer o projecto do Álvaro (Parente). Contamos que dentro de duas semanas tudo esteja definido e saibamos qual a equipa que albergará o Álvaro”. E Parente não é um piloto qualquer. É dos poucos pilotos da categoria que ganhou na sua corrida de estreia...
No "deve e haver" da noticia, com todos os dados recolhidos, uma coisa é certa: já não é uma questão de "se", mas sim "quando". O calendário de 2010 ainda não foi elaborado, e o "Tio" Bernie continua a sonhar, apesar da crise económica, com 20 provas espalhadas pelos cinco continentes, com a Europa à cabeça...
6 comentários:
Tomara que o Bernie crie juízo e não venha mais com essas invecionisses de pistas urbanas, asiáticas e etc...
A coisa tem que ser mais simples...
Vejo com bons olhos uma corrida no Algarve. Assim, pelo menos, diminuem as chances de corridas no Oriente Médio e na Ásia, em pistas urbanas horriveis.
Parabéns pelo post, está muito bom.
Esperemos bem que tivessemos um G.P em Portugal, seria excelente.
Grande Abraço!
Kimi_Cris
Espero que seja uma realidade em 2010. sE FOR, EU VOU VER.
Será que será para apresentar um projecto do Álvaro ou será para apoiar o Álvaro?
Cheira-me mesmo a F1 em Portugal...ehehhehe
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