segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Historieta da Formula 1: O bom humor de Ukyo Katayama

O piloto japonês Ukyo Katayama pode não ter deixado grande marca na Formula 1. Excepto a temporada de 1994, o simpático (e pequeno) piloto japonês esteve mais na gravilha do que na pista, fazendo com que os brasileiros o apelidassem de "Katagrama".

Mas Katayama não é um japonês qualquer, pois também deixou marca quer pelo seu sentido de humor, quer pelas suas actividades extra-curriculares, nomeadamente a sua paixão pelo montanhismo. No primeiro caso, certa vez disse o seguinte: "É possivel conseguir mais deste carro. O unico problema dele sou eu!", e até numa famosa apresentação do Tyrrell 024, em 1996, a sua baixa estatura fez-se notar quando "quase" desapareceu no cockpit... No segundo caso, é o unico piloto de Formula 1 que alguma vez subiu duas montanhas com mais de 8 mil metros, nos Himalaias: o Cho Oyu (8201 metros) e o Manaslu (8156 metros).

O episódio que se conta aconteceu uns tempos depois do seu acidente na partida do GP de Portugal de 1995, no Autódromo do Estoril. Katayama foi apresentado a um piloto de porta-aviões da US Navy. Depois de saber a profissão do seu interlocutor, Katayama respondeu: "eu também tenho experiência de vôo". E para provar como tirou o seu "brevet de vôo", tirou do bolso... uma foto do acidente no Estoril.
Actualmente, Katayama é comentador da Formula 1 para a cadeia japonesa Fuji TV.

Sem comentários: