sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Formula 1 - Ronda 12, Spa-Francochamps (Treinos)

Os treinos livres de hoje estiveram sujeitos ao caprichoso tempo daquela parte da Belgica: chuva pela manhã, tempo seco à hora do almoço. Na sessão da manhã, a grande figura foi Jarno Trulli, que com o seu Toyota fez o melhor tempo, à frente de Jenson Button, no seu Brawn GP. A chuva caiu à volta da meia hora da sessão, fazendo com que os dez primeiros tenham sido aqueles que conseguiram fazer com a pista seca. Para terem uma ideia: Luca Badoer foi o décimo, a... 5 segundos de Trulli, mas a 8 segundos de Giancarlo Fisichella, o mais rápido na pista molhada.

Trulli fez a volta mais rápida da sessão em 1.49,675 segundos, o único a rodar no segundo 49. Logo atrás ficou Button, a 0,608 segundos do italiano, ao passo que Fernando Alonso, com o Renault, ficou em terceiro, a 0.693 segundos do primeiro. Os Toro Rosso de Sébastien Buemi e Jaime Alguersuari ficaram nas duas posições seguintes, enquanto que o vencedor de Valencia, Rubens Barrichello foi o sexto. Kimi Raikkonen acabou na sétima posição nesta sessão de treinos.

A segunda sessão decorreu depois da chuva ter caido e a pista voltar a ficar seca. Essa sessão foi bem mais equilibrada e o melhor foi Lewis Hamilton, que demonstrou a boa forma da McLaren, arrebatando o primeiro lugar da tabela com uma volta feita em 1.47,201 segundos. Logo atrás, mas a apenas 0.016 segundos, ficou o Toyota de Timo Glock, demonstrando o equilibrio que existiu nessa sessão. Kimi Raikonnen foi o terceiro, a 0.084 segundos de Hamilton, e Mark Webber foi o quarto, a 0.128 segundos. Dos estreantes, Romain Grosjean foi quinto, a 0.132 segundos do primeiro.

Jenson Button e Rubens Barrichello ficaram muito para trás, na 17ª e 18ª posições, respectivamente. Mas o mais interessante é que ficaram, respectivamente a 0.924 e 0.929 segundos, respectivamente! O facto dos 18 primeiros terem ficado separados a menos de um segundo revela esse imenso equilibrio existente nesta sessão de treinos. Já agora, Luca Badoer continua em último, a 2.010 segundos de Hamilton. É uma melhoria na mediocridade...

Amanhã é a sessão de qualificação de Spa. Veremos como vai ser, se teremos uma sessão à chuva ou se este equilibrio se mantêm...

1 comentário:

Willian Ceolin disse...

Spa, como sempre, imprevisível. Já pensou na confusão que pode ser amanhã se começa a chover durante o treino?