sábado, 5 de setembro de 2009

WRC - Rali da Austrália (Dia 2)

A segunda etapa do Rali da Australia trouxe a prometida luta pela liderança, depois das ultrapssagens táticas da última etapa do primeiro dia, para que os pilotos que ficassem na frente pudessem limpar a estrada aos que partissem do quarto ou quinto lugar, que teriam a pista mais limpa, logo, fossem mais rápidos e atacassem a liderança. Ainda mais quando está em jogo amis do que a vitória no rali, falamos também na luta pelo título mundial.


Sendo assim, a luta hoje foi a três, entre os Citroen C4 de Daniel Sordo e Sebastien Löeb, e o ford focus de Mikko Hirvonen. O outro Citroen C4 de Sebastien Ogier e o Ford Focus de Jari-Matti Latvala também estiveram na luta, mas foram paulatinamente perdendo tempo, estando agora a 44 segundos do lider. Löeb esteve na frente durante muito tempo, mas depois perdeu a liderança para Hirvonen, que depois cedeu para Sordo no último troço do dia. Mas essa cedência foi forçada, pois o objectivo era não largar na frente nas especiais do dia. Resultado: os três primeiros têm agora uma diferença de 0.1 segundos!

No caso da Produção, com Martin Prokop na frente, no seu Subaru Impreza, os olhos estavam nas prestações dos dois portugueses do pelotão: Armindo Araujo e Bernardo Sousa. Araujo, no seu Mitsubishi Lancer EVO IX, esteve o dia todo a tental alcançar o quarto lugar da classificação, que em teoria lhe garante o título mundial na sua categoria. Contudo, vários precalços durante esta etapa lhe fizeram a sua vida muito complicada.


Para além de um motor em sub-rendimento, com problemas no Turbo, na 18ª especial do rali, Araujo sofreu um despiste, que lhe provocou um atraso de 30 segundos, fazendo-o cair para o sexto posto na categoria. Contudo, os estragos foram minimos e pode prosseguir, beneficiando depois do despiste de Bernardo Sousa para subir uma posição e partir ao ataque do quarto posto, que está na posse do veterano japonês Toshi Arai. Neste momento, entre os dois distam 6.4 segundos.


Não deitámos tudo a perder. Tivemos uma saída de estrada e acabámos por tocar num poste que evitou que capotássemos. O motor não está a trabalhar como gostaríamos e as suspensões são demasiado duras para este piso, o que origina perca de tracção. Com isso tivemos de arriscar mais para não perder o comboio da frente e acabámos por sair de estrada.", revelou.


Para a etapa de amanhã, que pode decidir o título mundial na categoria de Produção, a tática passa por "chegar pelo menos ao quarto lugar. Sabemos que a tarefa não será fácil, mas vamos tentar. O (Toshi) Arai hoje esteve muito rápido, mas no final conseguimos ganhar qualquer coisa. Não vamos fazer grandes alterações no carro, até porque não temos muitas coisas que possamos trocar. Embora o número de especiais amanhã seja igual ao de hoje, em termos de quilómetros cronometrados será o mais longo de toda a prova, pelo que muita coisa ainda pode suceder. São especiais em geral rápidas, embora haja algumas mais sinuosas. Vamos dar o nosso melhor e esperar que dê para pelo menos ser quarto.", concluiu.


Já Bernardo Sousa também não teve sorte neste rali. Depois de ter sido penalizado em 20 segundos por ter tido problemas de arranque no seu Fiat Punto Abarth S2000, um despiste na 20ª especial do rali, acabando por ali. contudo, o piloto madeirense irá regressar à acção nesta competição graças ao sistema Superally.

O Rali da Australia termina na madrugada de Domingo, hora europeia.

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