segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O rescaldo de Spa-Francochamps

O dia seguinte de Spa-Francochamps está a ser muito movimentado, sem dúvida. Não só porque estamos a pouco mais de duas semanas de Monza, local onde alegadamente a Ferrari anunciará a dupla de pilotos para 2010, mais ainda se desconhece a aptidão de Felipe Massa, as águas andam um pouco agitadas nos lados de Maranello. Para além disso, a aposta de Luca de Montezemolo em Badoer está a ser encarada como um enorme "flop", logo em Monza poderemos ter outro piloto no lugar do veterano piloto italiano.

Quem será? Fernando Alonso? O jornal "El Pais" anuncia hoje que ele não correrá pela Scuderia em Monza, apesar do italiano "La Reppublica" anunciar, também hoje... o contrário. De facto, os bastidores parece que foram tomados por rumores, qual deles o mais delirante. Tâo delirante que a semana passada, a Ferrari elaborou um comunicado enunciando todos os pilotos que "se ofereceram" ou foram dados como "certos" na Scuderia: desde Fernando Alonso até ao francês Julien Bianchi, o actual lider da Formula 3 Euroseries, passando por David Coulthard e Anthony Davidson. De facto, o disparate está em alta!

Mas para sermos mais realistas, o subsituto de Luca Badoer poderá ser... outro italiano. Giancarlo Fisichella, depois da sua performance em Spa-Francochamps, é um nome em alta, e apesar do proprietário da Force India, Vijay Mallya, ter negado qualquer contacto, o seu director comercial, Ian Philips, disse à BBC que aguarda por um contacto: "Estamos à espera do pedido, que deverá ser feito dentro das próximas 24 horas. Até agora ninguém nos contactou, mas estou certo de que alguém vai ligar a Vijay Mallya e pedir o 'empréstimo' para a Ferrari." Caso isto aconteça, o substituto de Fisichella deve ser o piloto de testes Vitantonio Liuzzi.

Mas não é só na Ferrari que as coisas andam em polvorosa. A Red Bull também anda em sarilhos, mas aí é devido aos motores e a sua facilidade em rebentá-los. Depois de terem ganho duas corridas seguidas, em Silverstone e Nurburgring, tudo indicava que eles seriam a grande ameaça ao dominio da Brawn GP. Contudo, as últimas corridas não viram só a ascensão da McLaren e da Ferrari, como também viram os problemas de Sebastien Vettel e Mark Webber com os propulsores da marca do losanglo. Com a limitação dos motores esta temporada, ambos os pilotos tem apenas mais um motor até Abu Dhabi! Isto se não quiserem perder dez lugares na grelha de partida...

Entretanto, o incidente da primeira volta fez com que todos apontassem Romain Grosjean como o seu causador. Jenson Button (que andou mal durante todo o fim de semana, e isso repercutiu-se no seu estado de alma, ao responder mal numa conferência de imprensa) ficou incrédulo ao saber que o piloto francês da Renault culpou o actual lider do campeonato pelo acidente em Les Combes. "Não posso acreditar que ele está culpando a mim mas, para ser honesto, não me importo. Não é importante. O que importa é que não marquei pontos", começou por dizer Button., para logo a seguir atacar o novato francês: "É realmente muito frustrante para todos, mas grande parte deles nem está brigando pelo título e eu estou", disse.

Lewis Hamilton, o actual campeão do mundo, e Jaime Alguersuari, que também foram eliminados nesse incidente, concordaram com Button, dizendo que Grosjean foi "muito agressivo". "Se você dirige desta maneira, não vai terminar a corrida", disse o piloto da Toro Rosso ao jornal "Motor und Sport". A agressividade do piloto francês, que tinha sido evidente na GP2, e que lhe valeu a inimizade de alguns pilotos, está agora a ser sentida na Formula 1...

Sem comentários: