segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Noticias: Williams escolhe Cosworth para 2010



Confirmou-se hoje aquilo que se vinha a transpirar desde a semana passada: a Williams terá motores Cosworth na temporada de 2010, segundo noticia Jonathan Noble, jornalista da Autosport britânica. Apesar de este não ser um anuncio oficial, pois a marca só vai decidir oficialmente no final da época, o facto de ter estado perto de um acordo com a Renault, mas não o ter confirmado, só demonstra a sua inclinação para o preparador inglês, que volta à competição depois de cinco temporadas de ausência.


Patrick Head elogiou-os na semana passada pelo trabalho que estão a realizar: "Estão a trabalhar no duro para estarem competitivos", afirmou.

Para além da Williams, a Red Bull também deseja os motores Cosworth, mas apenas como um "plano B", caso as negociações com a Mercedes falhem. O facto de o preparador britânico não está sujeito ao congelamento de motores, ao contrário das outras equipas, pesou na decisão. Para além das quatro novas equipas, a entrada de Williams e provavelmente da Red Bull significa que as potencialidades deste motor são maiores do que se julga... em suma é aquilo que falei na semana passada.


Para terminar, uma curiosidade que descobri na Autosport portuguesa: o video de um ensaio do motor Cosworth numa situação limite, onde se puxa até às 20 mil rotações por minuto. O facto de neste caso em particular ter aguentado, faz com que fique curioso para saber como se comportarão na próxima temporada...

2 comentários:

Ron Groo disse...

Se for verdade que os engenheiros que cuidam dos Cosworth são egressos da Mercedes, então começo a ficar contente e esperançoso para o ano que vem.
Só vai faltar o Kamui Kobayashi assinar conosco para eu ficar exultante.
E claro, afastar a sombra do 1b de Groove.

itamar disse...

Nao consegui ver o video pois no meu trabalho o youtube é bloqueado. Mas, de fato, a Cosworth, no fim de 2005 mostrou ao mundo o motor 2.4 v8 que iria equipar a mesma Williams em 2006. E eles tbm giravam 20K.