segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Jochen Rindt - 40 anos depois



"Se quiseres ser campeão do mundo, então vais correr na Lotus. Se quiseres ficar vivo, então ficas na Brabham" Jack Brabham, 1968.


Enquanto que este fim de semana comemoramos o título de Jenson Button, via no Youtube um video de tributo a Jochen Rindt, colocado por lá neste fim de semana. No próximo ano, será inevitável falarmos do piloto austriaco, cujo empresário era um jovem Bernie Ecclestone, morto nos treinos do GP de Itália, em Monza, quando dominava a temporada com o seu Lotus 72.


Jochen Rindt nunca gostou de estar na equipa de Colin Chapman, conhecido por ter carros rápidos, leves e pouco seguros. Ameaçou por várias vezes abandonar a equipa, devido aos acidentes que teve (a primeira das quais foi em Barcelona), mas o facto de lhe dar um carro competitivo para conseguir algo que mais ambicionava: ser campeão do mundo.


No final conseguiu o que queria. Mas não viveu para receber o troféu.


A sua popularidade na Austria é enorme, tão grande que já foi feita uma ópera sobre a sua vida. Estreou-se no ano passado em Salzburgo, e as suas personagens eram, para além de Rindt e da sua mulher Nina, o seu grande amigo Piers Courage e a sua mulher, Lady Sarah Curzon.

Sem comentários: