quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Porquê Kimi Raikonnen trocou a Formula 1 pelos Ralis

A revista portuguesa Autosport publica esta semana não uma, mas duas matérias relavtivas à decisão de Kimi Raikonnen de trocar a Formula 1 pelo Mundial de Rales WRC, neste caso especifico, para a Junior Team da Citroen, ao lado do francês Sebastien Ogier. Num programa completo, á excepção do Rali da Nova Zelândia, o piloto de 30 anos, conhecido por ser frio e distante no contacto inicial, mas tem a aura de "bon vivant", vai ver se esta mudança de carro e de superficie será temporária, com bilhete de volta em 2011, aparentemente ao volante de um Red Bull, ou esta será uma mudança definitiva. Eis uma matéria escrita pelos jornalistas Ricardo S. Araujo e Martin Holmes.
ADEUS OU ATÉ BREVE?

Raikonnen vai cumprir um ano 'sabático' nos ralis, mas será que volta à Formula 1...

Kimi Raikonnen vai mesmo participar no Campeonato do Mundo de Ralis de 2010 como piloto da equipa Junior da Citroen, com um programa que inclui todas as provas desta competição, á excepção do Rali da Nova Zelândia. O anuncio foi feito a meio da semana passada, confirmando o que tinhamos escrito há duas edições, depois de Raikonnen não ter chegado a acordo com a Mercedes GP, com a qual pretendia assinar contrato por apenas um ano.

Sem acordo com os alemães e com muita curiosidade para experimentar a sua sorte nos Ralis, o Campeão do Mundo de 2007 nem sequer esperou pelo final do prazo que lhe tinha sido dado pela Red Bull para tomar uma decisão e assinou um contrato definitivo para correr no Mundial de Ralis em 2010, ao mesmo tempo que ficou com uma opção para regressar à Formula 1 no ano seguinte, ao volante de um Red Bull e com o seu amigo Sebastien Vettel como companheiro de equipa.

Para Raikonnen "esta foi uma oportunidade com que sempre sonhei, pois tenho uma enorme paixão pelos ralis e poder estrear-me no Mundial ao volante do melhor carro do momento, o Citroen C4, é fantástico. Sei que tenho muito que aprender, pois todos os ralies vão ser novos para mim, mais vou dar o meu melhor para não desapontar quem apostou em mim."

REGRESSO POSSIVEL

Se o finlandês não quer falar do seu futuro nas pistas, o facto de ter um pré-acordo para ocupar o lugar de Mark Webber no final do próximo ano demonstra que não fecha as portas a um regresso aos Grandes Prémios. Raikonnen não digeriu bem os seus últimos dois anos com a Ferrari e quer voltar a vencer o Mundial ao serviço de outra equipa.

Com a Red Bull, o nórdico ficaria na posição ideal de ter apenas de pilotar sem que seja exigida a participação em muitos eventos promocionais - a parte da vida de piloto que mais detesta - mas teria, em contrapartida, de enfrentar Vettel numa equipa que está a ser cada vez mais a ser moldada à medida do jovem alemão, o que seria um desafio bastante complicado, mesmo para alguém com o superior talento de Raikonnen.

HEIDFELD NA POLE

Com Raikonnen fora da jogada e sem qualquer piloto de ponta disponivel no mercado de pilotos da Formula 1, Nick Heidfeld é agora o claro favorito ao muito apetecido lugar vago na Mercedes, ao lado de Nico Rosberg. Apesar de fontes alemãs insistirem que Michael Schumacher poderá regressar à competição ao volante de um dos carros prateados. O mais provável é que lhe tenha sido oferecido um lugar de consultor na nova estrutura, pois um regresso a tempo inteiro à competição, aos 41 anos, é altamente improvável.

Por isso Heidfeld está em excelente posição para ter nas mãos um carro ganhador para 2010, sendo bem capaz de se superiorizar a Rosberg na luta interna entre pilotos alemães por ser bem mais constante que o seu provável companheiro de equipa.

O PILOTO REBELDE MUDA DE ARES

O ar "clean" e o olhar glacial são só para enganar. Kimi-Mathias Raikonnen não é um finlandês típico, apesar de falar pouco e ter jeito para guiar automóveis de competição. O 'Iceman' é o mesmo irreverente que um dia participou numa prova de 'powerboat' vestido de gorila e com o pseudónimo 'James Hunt'... O simbolismo é incontornável. Tal como Hunt, Raikonnen chegou ao topo da Formula 1, adepto de bebidas e de mulheres bonitas.

Mas nos últimos tempos a modalidade parecia ter perdido o interesse do finlandês. Muitos questionaram a sua aplicação, outros associaram uma época menos conseguida á suposta deterioração das suas capacidades pelo estilo de vida que leva... Raikonnen ia respondendo com sinais que apontavam a sua retirada, mesmo se a revista Forbes dizia que ele é o segundo desportista mundial mais bem pago do mundo (ganhos estimados em 45 milhões de dólares), empatado com as estrelas do basketebol Michael Jordan e Tiger Woods. Irónicamente, Jordan também chocou o mundo quando tirou um periodo sabático da NBA e se dedicou ao basebol. Por trás da decisão terá estado uma alegada dependência: o jogo. Talvez o 'lifestyle' de Raikonnen não tenha sido tão determinante para a escolha pelos ralis. Afinal, o seu irmão mais velho é piloto de ralis e é famosa a predileção dos finlandeses pela modalidade.

Certo é que o mesmo homem que foi campeão há apenas dois anos acordou uma rescisão milionária com a Ferrari, rejeitou um lugar na Toyota e as condições da Mercedes, e disse adeus ao desporto onde todos os pilotos de monpolugares querem estar. Porquê? Só ele pode explicar.

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