Neste fim de semana, enquanto que boa parte do mundo irá comentar os finalistas do Mundial de 2010 na Africa do Sul, os amantes e apreciadores de automobilismo irão ver o GP da Grã Bretanha de Formula 1, num novo Silverstone, mais veloz do que o habitual.
Como sabem, este circuito é um classico que existe há mais de sessenta anos. Situado numa antiga base aérea no centro do país, foi palco do primeiro Grande Prémio oficial da Formula 1, em Maio de 1950. Mas ao contrário de Monza, que nunca teve alterações de fundo, Silverstone já sofreu duas modificações sérias, uma em 1991 e outra neste Inverno, onde se incluiu um novo traçado que começa na curva Abbey, que é agora uma curva à direita, a cerca de 120 km/hora, para logo a seguir ter duas curvas à esquerda, uma feita a média velocidade, e depois outra, mais aberta, que coloca numa recta a alta velocidade, até à Brooklands, que tem uma curva inicial mais aberta do que anteriormente, para depois virar à direita, a caminho da meta, que a partir de 2011 será noutro sitio.
O resultado é que este passou a ser a segunda maior velocidade média da Formula 1, apenas superado por Monza. As modificações foram inicialmente saudadas pelos pilotos e ex-pilotos como Damon Hill e David Coulthard, mas agora surgem algumas queixas, referentes ao asfalto dessa nova parte do circuito, onde aparentemente, se torna dificil achar uma afinação decente, e onde os carros batem no chão em situações de travagem.
Mas isso não impede dos pilotos de referirem a mistica deste circuito inglês, que abriga permanentemente a Formula 1 desde 1987, como diz o brasileiro Bruno Senna, da Hispania, que neste último fim de semana foi a Goodwood dar umas voltas no McLaren MP4/8 que o seu tio competiu em 1993: "Competir num circuito histórico como Silverstone é sempre muito especial. Tenho boas lembranças deste circuito, como por exemplo quando venci lá na GP2 Series em 2008 e também quando terminei no pódio na Fórmula 3. Voltar ao circuito agora com um monolugar de Fórmula 1 é ótimo. A pista é muito desafiante e tem muitas curvas rápidas. É preciso um carro com bom apoio aerodinâmico. O novo setor da Arena é bastante interessante e agora temos mais curvas rápidas até à re-entrada na pista antiga. Estou ansioso pelo Grande Prémio da Grã-Bretanha, e depois de Valência, onde terminámos novamente a corrida com os dois carros, queremos fazer o melhor possível."
Neste fim de semana, veremos se a mistica mantêm-se.
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