sábado, 10 de julho de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 10, Grã-Bretanha (Qualificação)

Sabia-se desde o inicio que em Silverstone, o carro desenhado por Adrian Newey seria o principal favorito aos primeiros lugares. Mas quando no final desta qualificação se viu que a marca austriaca iria monopolizar a primeira fila, mesmo assim houve quem não deixasse de ficar surpreso com este resultado de conjunto. Com uma volta inalcançável de 1.29,615 segundos, conseguidos um pouco para além da hora, Sebastien Vettel ficou com a pole-position, à frente do seu companheiro, Mark Webber.

Contudo, a qualificação de sonho dos energéticos de Dietrich Mateschitz tem as suas sombras. Mark Webber, que com o seu tempo de 1.29,758 segundos, tornou-se no segundo dos pilotos a baixar da casa dos 90 segundos no novo traçado de Silverstone, queixou-se pelo facto de a nova asa dianteira, que a equipa trouxe para aqui, ter ido parar ao alemão na decisiva fase qualificativa, e que para o australiano, poderia ter sido a chave para este resultado, pois sendo segundo, irá largar da parte suja da pista. "Preferia ter sido terceiro na grelha, todos sabemos que o segundo lugar na grelha na maior parte dos lados é uma m**** Se o Alonso quiser trocar, vamos ver o que podemos fazer", atirou um sarcástico Webber.

Fernando Alonso tornou-se no melhor do resto do pelotão, ficando com o terceiro lugar da grelha, demonstrando que as performances de Valencia têm continuidade. Mas o espanhol ficou a sete centésimos de segundo do pior dos Red Bull, e a 811 centésimos de Vettel... já o quarto lugar de Lewis Hamilton se deveu mais ao seu estilo de pilotagem do que propriamente às performances do seu McLaren MP4/25, pois o seu companheiro, Jenson Button, não conseguiu passar da Q2. O carro não se adaptou aos ressaltos do novo traçado e assim ficou numa posição modesta.

Nico Rosberg ficou atrás de Hamilton, e foi bastante melhor que o veterano Michael Schumacher, que conseguiu ficar na Q3, mais concretamente no décimo posto, mas foi batido pelo Renault de Robert Kubica, pelo segundo Ferrari de Felipe Massa, pelo Williams-Cosworth de Rubens Barrichello e até pelo Sauber do espanhol Pedro de la Rosa, que com o seu nono lugar na grelha, conseguiu o seu melhor resultado do ano.

Em termos das novas equipas, é certo que o Lotus de Heiki Kovalainen está a quatro segundos de Vettel, mas continua na frente do Virgin de Timo Glock, e a mais de dois segundos dos Hispania de Karun Chandhok, que claro, ficou à frente de Sakon Yamamoto.

Amanhã será dia de corrida, e veremos como se comportarão na nova vestimenta de um circuito tão mitico como Silverstone.

Sem comentários: