sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 16, Japão (Treinos)

Quando a madrugada se instalou na Europa, no país do Sol Nascente os bólidos correram no mitico circuito de Suzuka para marcarem os primeiros tempos do fim de semana japonês onde a Red Bull, favorita no papel, tentou confirmar na pista. E Sebastien Vettel mostrou-se, ao ser o melhor nas duas sessões, batendo o seu companheiro de equipa, Mark Webber.

Na primeira sessão de treinos do dia, para além do domínio energético na tabela de tempos, foi também marcada pelo acidente de Lewis Hamilton, que não evitou uma saída de pista na segunda curva da dupla direita de Degner (pouco antes do gancho), quando ainda faltavam cerca de 45 minutos para o final da sessão. O embate com o muro de pneus, apesar de não ser a grande velocidade, foi o suficiente para arrancar a roda dianteira do lado esquerdo e causar danos avultados a toda a lateral do seu McLaren. Contudo, os tempos que tinha feito até então foram os suficientes para chegar ao quinto posto. Na segunda sessão do dia, Hamilton foi buscar o carro de reserva e não conseguiu mais do que um modesto 13º tempo na tabela.

À sua frente, depois dos Red Bull, ficaram o Renault de Robert Kubica e o surpreendente Force India de Adrian Sutil, mas ambos estavam muito distantes dos carros da marca austriaca. Fernando Alonso e Felipe Massa foram modestos, ao serem 11º e 13º na primeira sessão, mas na segunda melhoraram, com Massa a ficar na frente de Alonso, sendo respectivamente quarto e quinto. Robert Kubica, mais uma vez, ficou com o terceiro posto, entalado entre Red Bull e Ferrari. E Kubica não esteve sozinho: seu companheiro, o russo Vitaly Petrov, acabou a sessão com o sétimo tempo.

Já a Williams também esteve bem nas sessões de hoje. Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg rodaram juntos, e se estiveram nos primeiros lugares na primeira sessão, já na segunda tiveram tempos que os colocavam no meio da tabela, trocando mais ou menos as posições com a Ferrari. Mais constantes foram os Mercedes, e aqui Michael Schumacher foi melhor do que Nico Rosberg. O alemão mais velho foi oitavo nas duas sessões, e o filho de Keke foi décimo na primeira sessão e 11º na segunda.

Já o herói local, Kamui Kobayashi, andou modesto. Foi 14º na primeira sessão e 12º na segunda, enquanto que das novatas, o belga Jerôme D'Ambrosio rodou na primeira sessão, no lugar de Lucas di Grassi na Virgin, e esteve na frente dos Hispania de Bruno Senna e Sakon Yamamoto, de volta depois de ter ficado de fora na ronda de Singapura. O melhor dos estrantes foi Heiki Kovalainen, da Lotus.

Amanhã é dia de qualificação. E definitivamente, estes tempos de sexta-feira não devem servir de nada, pois se não fosse a chuva, que prevista para amanhã e Domingo, poderia ser perfeitamente o fim de semana do "tonde iru o ushi", ou seja, do touro voador.

Sem comentários: