Por estes dias, ocorre no estado americano do Utah o Festival de Cinema de Sundance, a "Meca" do cinema independente mundial, e como já tinha dito desde há umas semanas, o documentário sobre Ayrton Senna, escrito por Manish Pandley e realizado por Asif Kapadia, é um dos filmes a concurso.
O filme, que concorre ao prémio de Melhor Documentário Estrangeiro, estreou na passada sexta-feira no festival e está a ter boa recepção e boas criticas, como a feita por Kenneth Turan, critico de cinema do Los Angeles Times.
"Por vezes há um docimentário que inesperadamente te pega pela garganta, não te deixando tempo para respirar. Isto é o que faz 'Senna' que teve a sua estreia norte americana esta sexta-feira.
"Narrado somente através das filmagens de arquivo, 'Senna' tem imensas sequencias de corrida, muitas delas relacionadas com a grande e amarga rivalidade com o campeão francês Alain Prost. Mas o mais impressionante é a personalidade do próprio piloto.
Para além de uma pessoa que adorava guiar, Senna era um purista com completo désdem pelas politiquices que se jogavam no mundo da Formula 1. Guiava como se fosse o Diabo, mas era uma pessoa algo mistica, que acreditava profundamente num poder superior. Este filósofo sensível com nervos de aço (e com bom aspecto), Senna era no seu conjunto um incrivel ser humano."
O Festival de Sundance ainda tem mais alguns dias até ao seu final, mas após esta passagem e as respectivas criticas, as hipóteses de ser distribuido por mais salas de cinema norte-americanos acabaram de aumentar. Entretanto, sabe-se que as estreias noutos lugares irão acontecer, aparentemente, ao sabor do Mundial de Formula 1. Na Grã-Bretanha acontecerá em Julho, enquanto que em Espanha será a 20 de Maio. Um pouco antes acontecerá em Itália. Isto numa altura em que no Japão e no Brasil, creio eu, já se vai lançar o filme em DVD e Blu-Ray...
Sem comentários:
Enviar um comentário