sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Apresentações 2011: o Ferrari F150

Começaram as apresentações de 2011. Esta manhã, na sede da marca do Cavalino, na italiana Maranello, foi o dia da primeira apresentação de um Formula 1 de 2011, e como costuma ser habitual, é a Ferrari que abre as hostilidades. Batizando o carro de F150, oficialmente para homenagear a Itália, que comemora este ano os 150 anos da sua unificação, esse é curiosamente é o mesmo código para um "pickup" da Ford nos Estados Unidos...

O carro não está na sua forma final, pois falta a "barbatana de tubarão" que segundo diz Stefano Domenicali, ainda está na sua fase de desenvolvimento. Aliás, o diretor desportivo da Ferrari afirma que até ao primeiro Grande Prémio, no Bahrein, serão apresentadas muitas novidades no chassis. Contudo, uma delas é mais do que óbvia: uma frente muito elevada, que levou também à elevação do seu "cockpit". Atrás, para além da asa móvel, o difusor traseiro é igualmente novo.

Na cerimónia de apresentação, o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, não escondeu o seu otimismo na apresentação do novo Ferrari F150, e declarou que o objetivo deste ano é o mesmo: vencer ambos os titulos em disputa na Formula 1. "Este ano temos de vencer e vamos dar o nosso melhor para o fazer. Desde 1997 que ganhamos o título ou o perdemos na última corrida. Melhorámos a equipa de forma importante, correremos em pistas novas e os nossos maiores adversários estarão outra vez fortes, mas trabalharemos com paixão e convicção para obter os objetivos a que nos propomos", declarou na conferência de imprensa.

Montezemolo não deixou de aproveitar a apresentação do novo bólido para dar mais uma bicada à FIA em relação aos novos regulamentos que estão a ser pensados para a partir de 2013, apelando a que os mesmos sejam repensados para que não se torne numa competição de aerodinâmica.

"Temos de trabalhar em conjunto com a FIA para o melhoramento das regras e dos regulamentos. Não penso que seja possível que este seja o único desporto profissional em que não se pode treinar. Temos de evitar que a Fórmula 1 se torne numa competição aerodinâmica. Não estamos num satélite nem no mundo aerodinâmico. Temos de deixar espaço para a mecânica e para os motores. Precisamos de regras estáveis mas que contenham o ADN da Formula 1", explicou.

Quanto aos pilotos, o espanhol Fernando Alonso não escondeu o seu contentamento pelo fato do novo monolugar da Scuderia e espera que este seja a máquina que o faça conquistar o tricampeonato. "Estou bastante motivado e entusiasmado. O ano de 2010 foi incrível para mim, o primeiro com a Ferrari e descobri uma equipa e um ambiente maravilhosos, com muita paixão pelos pilotos. E 2011 será extremamente importante, com um novo desafio, mudanças nos regulamentos e os pilotos também têm de se adaptar a um novo estilo de pilotagem e ao KERS, por exemplo. Será um novo ano, difícil, e temos muito a aprender. Este novo carro é fruto de muitos meses de trabalho dos nossos mecânicos, engenheiros e das pessoas que trabalham na Ferrari e é importante que nos preparemos para a nova época. Estamos prontos para o desafio", afirmou.

Quanto a esta nova época, o piloto asturiano sente-se melhor preparado e adaptado à formação transalpina: "Sem dúvida que conheço melhor a equipa agora, já sei o nome dos mecânicos, algo que não conhecia no ano passado porque tinha acabado de chegar e não foi fácil, mas agora estou muito mais integrado na equipa", começou por explicar.

"Sentimos sempre a pressão quando se compete pela Ferrari, em especial para mim. Tive um ano difícil e é sempre importante sentirmos entusiasmo quando começamos um novo ano, pelo que gostava de começar este ano com bons resultados e estou confiante de que com este carro seremos capazes de o atingir", finalizou.

Felipe Massa acredita que terá um carro competitivo desde a primeira prova e irá tentar contrariar as más linguas que o afirmam que ele é agora um mero ator secundário na casa de Maranello: "Este carro é muito importante para nós e estou bastante motivado e entusiasmado por vê-lo, acompanhei o seu desenvolvimento e os planos até à primeira corrida e, por isso, estou bastante interessado em começar este novo ano", começou por dizer o piloto de 29 anos.

"Há imensas coisas novas para aprender e perceber o mais depressa possível. As novas regras têm de ser tidas em conta e essa é uma razão adicional para me empenhar, estou bastante interessante por poder iniciar os testes e espero que o novo carro cresça e se desenvolva o mais depressa possível", acrescentou, confiante nas capacidades do novo monolugar.

"Pode parecer que desde o final da temporada passada houve muito tempo, mas o tempo passa muito depressa e trabalhar num carro não é uma tarefa simples. Penso que com o nosso trabalho teremos um carro competitivo desde a primeira prova", completou.

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