domingo, 17 de abril de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 3, China (Corrida)

Quando esta manhã as pessoas viram Lewis Hamilton no lugar mais alto do pódio do GP da China, muitos certamente respiraram de alivio por verem que duas coisas aconteceram: esta temporada não vai ser um passeio para Sebastien Vettel e as Red Bull e segundo, irá haver competitividade nesta temporada, á semelhança do que aconteceu em 2010. Graças as asas móveis e os pneus da Pirelli, que se esfarelam em dois tempos...

Contudo, há outra coisa também que aconteceu nesta corrida: houve apenas uma retirada. É a resistência dos carros no seu melhor...

Se ontem tinha sido o dominio de Vettel, as coisas começaram mal para Vettel logo na largada, quando os McLaren o conseguiram suprerar. E para piorar as coisas, Nico Rosberg esteve atrás do seu compatriota, a pressioná-lo. Pudera, tinha os Ferrari a quererem o seu lugar...

A corrida do Button iria ser boa se não fosse o momento "Mastercoiso" do dia, quando ele entrou nas boxes... da Red Bull para a sua primeira troca de pneus. Foi aqui que provavelmente começou a perder o seu pódio. Contudo, nenhum deles estava a ver a corrida à campeão de Mark Webber que depois da sua má qualificação, partiu do 18º posto e ganhava lugares atrás de lugares...

Depois foram as táticas. Vettel queria e a Red Bull apostou duas paragens na boxe, os McLaren apostaram em três, pois julgavam que teriam melhores pneus para a parte final da corrida. Pois bem, Woking ganhou e Vettel não conseguiu continuar com a sua sequência de vitórias, cedendo o primeiro lugar a Lewis Hamilton. Mas aí foi mérito de Hamilton, que partiu ao ataque. Primeiro ao superar Button, depois partindo ao ataque de Vettel, que o passou... em aceleração. Quando isso aconteceu, faltavam seis voltas para o final da corrida.

Atrás, Button tentava levar a sua água ao seu moinho, mas no final não resistiu ao ataque de Mark Webber e este ficou com o lugar mais baixo do pódio, bela recompensa pela corrida de ataque que teve desde o inicio. Button ficou com a fava, é certo, mas ficou na frente do melhor Mercedes, o de Nico Rosberg. Para um chassis relativamente mau, ficar na frente dos Ferrari de Felipe Massa e Fernando Alonso é tão bom como vencer uma corrida, com o chassis que tem nas mãos... e desta vez, o brasileiro foi melhor do que o espanhol. Mas é um fraco consolo...

Para os últimos lugares pontuáveis ficaram Michael Schumacher, Vitaly Petrov e Kamui Kobayashi, que superou Paul di Resta. O veterano alemão pode ter sido superado por Rosberg e boa parte dos pilotos da frente, mas desta vez ficou na frente de Kamui Kobayashi, na sua melhor classificação do ano até agora. E quanto a Vitaly Petrov, até se está a mostrar que é um bom piloto. Mais consistência e poderemos esquecer que ele pode ser ameaçado por Bruno Senna...

No final, uma pequena nota para o seguinte: a competitividade das equipas e sua resistência. Se antes dissera que só o carro de Jaime Alguersuari não chegou ao fim devido a uma roda solta, ver catorze carros na mesma volta do vencedor mostra a competitividade no meio do pelotão, e também o fato de os carros da Lotus andarem no ritmo de uma Williams, Toro Rosso ou Force India, e a ficarem a uma volta de Hamilton. Parecendo que não, esta Team Lotus está cada vez mais no meio do pelotão e menos no final...

Agora teremos três semanas até Istambul. Parece longo demais, após duas corridas de seguida. Mas é tempo suficiente para que as equipas que se atrasaram corrigirem os defeitos e tentarem reagir quando o pelotão começar a passear por essa Europa fora.

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