sexta-feira, 3 de junho de 2011

Noticias: Monte Carlo volta ao Mundial de Ralis em 2012 e shakedown servirá como qualificação

Ao mesmo tempo que a FIA decidia recolocar o GP do Bahrein para outubro e alargar o calendário de 2012 da formula 1 para 21 provas, também tomou decisões sobre os ralis e a Endurance. No primeiro caso, o calendário para 2012 apresenta o regresso do Rali de Monte Carlo, que após alguns anos de ausência no IRC (Intercontinental Rally Challenge), voltará ao calendário como prova de abertura, no final de janeiro, e nos moldes originais.

Para além disso, a FIA decidiu não incluir o Rali de Abu Dhabi para 2012, isto depois da prova ter chegado a constar do calendário provisório para o WRC: "Os organizadores estão convidados a entregarem uma proposta para efetuarem um evento candidato para possível inclusão futura na competição", lê-se no comunicado oficial. O rali de Portugal será no fim de semana de 1 de abril, entre os ralis do México e da Argentina. O rali da Itália será em Outubro, em local a determinar.

Eis o calendário:

22-Jan Monte Carlo
12-Fev Suécia
11-Mar México
01-Abr Portugal
29-Abr Argentina
27-Mai Grécia * (ou 03/06)
24-Jun Nova Zelândia
05-Ago Finlândia
26-Ago Alemanha
16-Set Grã-Bretanha
07-Out França
04-Nov Espanha
Outubro Itália *

* Sujeitos a confirmação

Outra das grandes alterações em relação aos ralis é que foi decidido que os tempos do "shakedown" funcionarão como uma espécie de qualificação para a ordem de saída dos concorrentes no rali. "A partir de 1 de janeiro de 2012 o shakedown vai ser usado como troço de qualificação para todos os pilotos de Proridade 1 e 2 para determinarem a ordem de partida para cada rali de terra. Tendo em conta os tempos do shakedown, as duplas P1 e P2 - do mais rápido para o mais lento - poderão escolher as suas posições de partida", refere a decisão do Conselho Mundial.

"Nos dias subsequentes, todas as equipas P1 e P2 vão recomeçar de ordem inversa. A posição de partida das restantes equipas será determinada pelos regulamentos atuais", acrescenta-se.

Sem comentários: