sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A saga do Top Gear valeu um posto de carregamento elétrico



Ultimamente ando a falar dos carros elétricos, que (ainda) vejo como uma alternativa viável. Francamente, perfiro o hidrogénio, mas quem sou eu... enfim, volto a tocar no assunto por causa do episódio do teste com os carros elétricos que o Top Gear fez em junho e passou na BBC no último programa da temporada, na semana passada.

O grande problema dos carros elétricos é, para além do tempo de carregamento ser demasiado demorado, é a falta de postos de carregamento, pelo menos na Grã-Bretanha. Se por exemplo, em Portugal, as coisas avançam rapidamente - na minha cidade conheço pelo menos uma dúzia de postos - no caso britânico, Jeremy Clarkson e James May andaram aflitos para encontrar um posto de carregamento (!) na cidade de Lincoln, no centro do pais.

Pois bem, a Nissan viu o programa e decidiu oferecer á cidade um posto de carregamento, do qual os proprietários podem fazer o seu (demorado) carregamento "free of charge", ou seja, de graça. Esse posto estará pronto a funcionar no final de agosto, e os serviços camarários agradecem: "O Top Gear demonstrou que a cidade de Lincoln não providencia um serviço adequado para os veículos elétricos e estamos satisfeitos pelo fato da Nissan estar a providenciar-nos um ponto de carregamento. Estamos determinados a reduzir a nossa pegada carbónica, mas não podemos fazer isto sozinhos, portanto estamos felizes por saber que as companhias privadas como a Nissan construam tal estrutura", afirmou Fay Smith, a vereadora encarregada do Ambiente.

Andy Wilman, o produtor do Top Gear, vê as coisas de forma mais humorada: "São grandes noticias para os apreciadores de veiculos elétricos em Lincoln. Caso este ponto de carregamento existisse quando nós fomos lá, James [May] não andaria por aí com o nome do Jeremy [Clarkson] tatuado no seu rabo. Mesmo assim, mais vale tarde do que nunca", afirmou.

Para verem (ou recordarem) a odisseia, coloco de novo o video dos dois em Lincoln com os carros e a sua busca pelo "Santo Graal", ou seja, uma tomada elétrica compatível com os carros que usavam.

Sem comentários: