domingo, 31 de julho de 2011

WTCC - Oscherschleben (Corridas)

O francês Yvan Muller e o alemão Franz Englester foram os vencedores das corridas de hoje no circuito alemão de Oscherschleben, em mais uma jornada dupla do WTCC. E quanto a Tiago Monteiro, as coisas poderiam ter sido melhor do que foram, caso o novo motor 1.6 começasse a colaborar mais, algo que ainda não acontece. Se na primeira corrida, um toque de um adversário o obrigou a desistir, na segunda, ficou patente a falta de potência do seu motor, que o fez cair posições, de segundo á partida para o oitavo lugar final.

"É uma sensação de impotência enorme. A Sunred tem resolvido os problemas que vão surgindo, porém, corrida após corrida aparecem novos problemas. Tanto eu como os outros pilotos da equipa temos tido uma tarefa complicada. Infelizmente tenho perdido pontos importantes nas contas do Campeonato. Esta segunda metade do Campeonato tem sido infernal. Mas em Valência vou ter um motor novo e estou certo que as coisas vão mudar", afirmou.

Na primeira corrida, que aconteceu debaixo de chuva intensa, esta começou com problemas no alinhamento que obrigaram a ser repatida por duas vezes. Só arrancou à terceira, com Muller a partir na frente, sem ser mais incomodado. Enquanto isso acontecia, Tiago Monteiro sofria um toque de um concorrente, que destruia uma das suas rodas e o obrigava a voltar às boxes no final da primeira volta.

No final, foi um duelo entre Chavrolets, com Muller a controlar a aproximação de Robert Huff, com o terceiro lugar a ser de Gabriele Tarquini. Atrás, houve um duelo entre o dinamarquês Michael Nyaeker, no seu Seat, e o sueco Robert Dahlgren, no Volvo C30, favorável às cores suecas. Foi o melhor resultado até agora da marca sueca no seu primeiro ano de WTCC.

Na segunda corrida, o hungaro Norbert Mischelisz tentou aproveitar o primeiro lugar para tentar alcançar a sua primeira vitória na categoria. Se ele ficava na frente, Tiago Monteiro ficava para trás, com um motor pouco colaborante, mas envolvendo-se nas lutas com Gabriele Tarquini, Yvan Muller e Robert Huff. Contudo, Michelisz teve um pião a meio da corrida e deu de mão beijada a liderança para o veterano Franz Englester, que não fez mais do que conservar o seu sangue frio e levar o carro até ao fim, conquistando a sua primeira vitória de sempre após 88 participações no Mundial. E uma prenda tardia, já que comemorou o seu 50º aniversário cinco dias antes...

No pódio, foi acompanhado por Alan Menu e por Gabriele Tarquini, cuja soma de idades total dá... 146 anos! Um pódio de meia idade, sem dúvida. No campeonato, a diferença entre Muller e Menu é agora de seis pontos, num campeonato que há muito se sabe estar entregue à Chevrolet. Tiago Monteiro continua na sexta posição, com 105 pontos, um pouco mais longe do BMW de Tom Coronel e o Seat de Gabriele Tarquini. A próxima jornada do WTCC tem lugar a 3 e 4 de Setembro no traçado espanhol de Valência.

Sem comentários: