Quando a Formula 1 chega a paragens alemãs, o "paddock" andava agitado. Ainda se discutiam os eventos de quinze dias antes, em Brands Hatch, onde a Ferrari contestava a vitória de James Hunt, alegando que esta tinha sido conseguida por meios ilegais, algo que a McLaren respondia afirmando que tudo tinha sido feito de acordo com elas. Niki Lauda e James Hunt, Ferrari e McLaren, disputavam o título na pista... e fora dela, e faziam tudo para o resolver o mais depressa possivel.
Para piorar um pouco o ambiente, a Formula 1 chegava ao Nurburgring Nordschleife, o Inferno Verde de 22 quilómetros de extensão, com mais de uma centena de curvas e uma segurança que os pilotos já consideravam como anacrónica. Niki Lauda, o lider do campeonato, simplesmente odiava lá correr, devido ao medo que lhe impunha e de ter sofrido um acidente em 1973, ainda corria na BRM. Os outros pilotos também não gostavam muito dela, mas iriam correr na mesma.
A corrida alemã não iria ter um dos seus mais ilustres pilotos, Jacky Ickx, que tinha sido despedido por Walter Wolf após ter falhado a qualificação para o GP britânico. No seu lugar, Wolf contratava o italiano Arturo Merzário. Na RAM, John McDonald contratava o local Rolf Stommelen, mas logo na sexta-feira de qualificação, os carros da equipa, essencialmente Brabham BT44, tinham sido apreendidos pela justiça alemã devido a um processo instaurado por um dos seus antigos pilotos, o suiço Loris Kessel. Stommelen, aflito, queria correr e a solução veio da Brabham, que... lhe emprestou um dos seus carros de fábrica. Essencialmente, inscreveu às pressas um terceiro Brabham-Alfa Romeo.
No paddock aparecia uma nova equipa, a Scuderia Rondini, que tinha comprado um Tyrrell 007 e inscreveu o italiano Alessandro Pesenti-Rossi num carro que tinha as cores da petrolifera Gulf.
Na qualificação, que essencialmente se limitou à sexta-feira, porque choveu no sábado, James Hunt conseguiu levar a melhor sobre Niki Lauda, enquanto que na segunda fila ficaram o Tyrrell de Patrick Depailler e o March de Hans-Joachim Stuck. Clay Regazzoni, no segundo Ferrari, foi o quinto classificado, na frente do francês Jacques Laffite, no seu Ligier-Matra. José Carlos Pace foi sétimo no seu Brabham-Alfa Romeo, seguido pelo segundo Tyrrell de Jody Scheckter. A fechar o "top ten" ficaram o McLaren de Jochen Mass e o segundo Brabham de Carlos Reutemann.
Por causa da apreensão dos carros da RAM, Lella Lombardi não conseguiu a qualificação, e foi acompanhada nessa parte pelo Surtees de Henri Pescarolo.
À hora da corrida, o tempo estava mau e tinha chovido nos minutos anteriores à corrida, logo todos tinham colocado pneus para piso molhado. Todos... excepto um: o McLaren de Jochen Mass, que conhecendo o tempo e as caracteristicas do Nordschleife, decidiu apostar em pneus secos, pois sabia que o asfalto estava a secar rapidamente e dali a pouco tempo, todos iriam meter pneus slicks. E assim foi: Regazzoni largou na frente, enquanto que Hunt ficava com o segundo lugar e Mass já era terceiro à saída da primeira curva,. com Laffite logo atrás. Ao mesmo tempo, Lauda se atrasava.
A meio da primeira volta, as condições do asfalto ainda estavam más e Regazzoni sofreu um despiste, que o fez cair para a quarta posição, dando a liderança para Hunt, mas já por essa altura se apercebia que o asfalto estava seco e os pilotos iriam trocar para slicks. Com isso, Mass era o novo lider no inicio da segunda volta, quando os pilotos da frente trocaram de pneus: Hunt, Lauda, Regazzoni, Reutemann... poucos não o fizeram, como os suecos Ronnie Peterson e Gunnar Nilsson, mas cedo iriam ficar para trás.
Os alemães estavam alegres por ver um dos seus na frente, mas foi sol de pouca dura. No inicio da terceira volta, os comissários agitavam as bandeiras vermelhas, sinal de ineterrupção da corrida. E era por uma boa razão: tinha havido um acidente grave e o carro estava em chamas. O piloto em questão era Niki Lauda, e o seu Ferrari tinha-se incendiado.
Na segunda volta, quando o piloto austriaco passava pela zona de Bergwerk, o carro subitamente despistou-se (a hipótese mais consistente foi a de uma quebra de suspensão), bateu forte no guard-rail e em ricochete vai para o meio da pista, incendiando-se. Para piorar as coisas, o carro ainda recebeu o choque do Surtees do americano Brett Lunger. Preso nas ferragens, é socorrido por um grupo de pilotos: Lunger, Arturo Merzário, Harld Ertl e Guy Edwards. Outros pilotos juntaram-se para ajudar ou para parar os seus companheiros que vinham ainda na pista, como Emerson Fittipaldi e Hans-Joachim Stuck.
Os socorros chegaram rapidamernte e conseguiram tirar Lauda do carro, e sabia-se que o piloto tinha sofrido queimaduras. O resgate duraria quase uma hora, pois ele tinha de ser evacuado de helicóptero para Koblenz. E aos poucos, sabia-se que o estado de Lauda era grave.
Quando a pista fica livre para uma segunda partida, apenas vinte carros alinham, e dos desistentes, um deles é por sua própria vontade: o veterano piloto neozelandês Chris Amon recusa-se a entrar no seu Ensign e decide que era altura de se retirar de vez do automobilismo. Com um pelotão reduzido, e a pista seca, a corrida recomeça com os pilotos a fazerem apenas 14 voltas. Na relargada, Hunt lidera, seguido por Regazzoni, Scheckter, Depailler e Pace.
E logo na primeira volta da segunda largada houve confusão em Flugplatz, quando Peterson perde controlo do seu March e bate forte, sem consequências. Mais adiante, Regazzoni despista-se e Depailler bate nos rails de proteção para evitar bater no Ferrari. E logo nessa volta, o pelotão perde Stuck e Laffite, vitimas de problemas mecânicos. No inicio da segunda volta, Vittorio Brambilla era outra vitima do impiedoso Nordschleife, quando perdeu o controlo do seu carro na Ponte Adenau.
Na frente, Hunt mantêm-se inalcançável, enquanto que Scheckter e Pace lutam pelo segundo posto. Ambos os pilotos trocam constantemente de posições, mas o sul-africano safa-se melhor. Atrás, Mass faz uma corrida de recuperação e a meio da corrida já passou Pace para o terceiro lugar, enquanto que tenta apanhar Scheckter, mas sem sucesso. Enquanto isso, na volta 12, Regazzoni atrasa-se devido a um pião e fica fora dos pontos.
As coisas andam assim até à meta, onde Hunt consegue uma vitória importante para o campeonato. Jody Scheckter é o segundo no seu Tyrrell, enquanto que Jochen Mass é o terceiro, completando o pódio e dando uma alegria aos alemães. José Carlos Pace é o quarto no seu Brabham-Alfa Romeo, seguido do Lotus de Gunnar Nilsson e do terceiro Brabham de Rolf Stommelen, que conseguia o seu primeiro ponto desde 1971. Mas agora todos os olhos estavam virados para o Hospital Universitário de Mannheim, onde Niki Lauda tinha sido transferido. Ele lutava pela vida e nem todos estavam seguros de que o campeão do mundo e atual lider do campeonato iria sobreviver.
Fontes:
http://www.grandprix.com/gpe/rr274.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1976_German_Grand_Prix
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