Ontem, enquanto que procurava fotos sobre Alex Zanardi e o seu acidente em Lausitz, deparei-me com estas fotos, tirados por Paul-Henri Cahier, na qualificação do GP da Belgica de 1993. Foi o primeiro dos grandes acidentes do piloto italiano, e ainda me lembro bem dessas imagens, pois foi um acidente bem violento, na zona do Radillon.
Zanardi era um piloto promissor e rápido, sempre o foi, mas naquela temporada, as coisas até nem estavam a correr muito bem para ele. Tinha conseguido o seu primeiro - e unico - ponto da sua carreira no GP do Brasil, a segunda prova daquele ano, mas de resto era constantemente batido pelo seu companheiro de equipa, o britânico Johnny Herbert. Poderia-se pensar que Zanardi fosse um "rookie", dado que estava a fazer a sua primeira temporada completa, mas ele já tinha experiência de corridas, pois andara pela Jordan em três provas de 1991 e pela Minardi em três provas de 1992.
Contudo, ainda era visto como um bom piloto e não um "has been", porque tinha apenas 26 anos de idade e todos lhe davam uma enorme margem de progressão. Mas parecia que não iria ter muito mais tempo para o mostrar.
A primeira sessão de qualificação do GP da Belgica parecia ir sem problemas até que o piloto da Lotus perdeu o controlo do seu carro após a zona de Eau Rouge. Sempre foi uma curva veloz e dificil de ser feita a fundo. Aliás, parecia que pouca gente era capaz de a fazer de pé em baixo e saísse dali incólume. Ayrton Senna era dos poucos, senão o único a consegui-lo.
Curiosamente, Senna foi o primeiro a chegar ao local do acidente, e ia quase acabando em desastre. Sem saber que o treino estava interrompido, Senna estava a fundo na Eau Rouge quando viu todo o aparato. Viu-se obrigado a travar a fundo, virando até o seu carro para não bater de frente às equipas de socorro. Parou a mesmo de meio metro do carro do seu companheiro, Michael Andretti, e das equipas de socorro. No meio do desastre, um pequeno milagre.
Essa atitude em corrida tinha sido um claro contraste com o que tinha feito no ano anterior, na mesma pista, quando tinha assistido à sua frente ao acidente do Ligier-Renault de Eric Comas e foi o primeiro a parar para dar-lhe assistência ao combalido piloto francês. A correr, chegou-se ao carro, desligou o motor e ajudou-o a tirar o capacete. E mesmo depois do despiste, viu a gravidade de situação e ficou por lá, preocupado com a saúde do piloto em questão, como sempre tinha feito.
Quanto ao resto da história, é mais ou menos sabido. Do azar de Zanardi resultou na sorte do português Pedro Lamy, que então lutava pelo título na Formula 3000 contra o francês Olivier Panis. Um teste na Lotus lhe deu a oportunidade de correr nas quatro últimas provas desse ano, que serviram para aprender a adaptar-se ao carro e ao ambiente da Formula 1. Ironia das ironias, em maio de 1994, sofre um acidente grave em testes no circuito de Silverstone e é substituido por... Zanardi.
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