"(...) A Alfa Romeo chegava a Monza com quatro pilotos: Fangio, Farina, o italiano Felice Bonetto e o suiço Toulo de Grafenried. Na Ferrari, eram cinco os pilotos que iriam alinhar nessa corrida: os italianos Alberto Ascari, Luigi Villoresi e Piero Taruffi, o argentino Froilan Gonzalez, e o brasileiro Francisco "Chico" Landi. Era a estreia oficial de um piloto brasileiro na Formula 1, alguém que era admirado por Enzo Ferrari, pois tinha dado a ele uma das suas primeiras vitórias em corridas, em 1948, no circuito de Bari. Havia ainda mais dois Ferrari na lista de inscritos, um da Ecurie Espadon, pertencente ao suiço Rudi Fischer, e uma inscrição privada do britânico Peter Whitehead. (...)
Ainda antes da corrida começar havia problemas com os BRM. A organização impedia Ken Richardson de alinhar na corrida pelo fato de ele não ter a licença necessária para correr, enquanto que o carro de Reg Parnell sofria de problemas de lubrificação, optando depois pela retirada de ambos os carros da corrida.
No arranque, Fangio conseguiu manter a liderança, mas poucas voltas depois, teve de ceder a favor do Ferrari de Ascari, que estava bastante veloz nessa tarde. Mas Fangio reagiu e esforçou-se para apanhar o piloto da ferrari antes de parar para meter pneus frescos. Por essa altura, Farina já andava no carro de Felice Bonetto, pois o seu carro tinha avariado na sexta volta, vítima de um problema mecânico. (...)"
Há precisamente sessenta anos, Alfa Romeo e Ferrari juntavam-se em Monza para disputar o GP de Itália, a penultima prova do ano. Para os homens da casa de Varese, tratava-se de aguentar a investida dos carros de Modena, que desde meados do ano estavam a fortalecer-se e a bater os Alfa Romeo. Era uma luta entre Juan Manuel Fangio e Alberto Ascari, que nesta corrida acabou sendo favorável à Ferrari.
Contudo, Fangio - apesar de ter desistido nessa corrida - ainda dependia de si para vencer o campeonato. Bastava acabar na frente do piloto da Ferrari na última prova do ano, no novo circuito de Pedralbes, em Barcelona, para ser campeão. Mas são as incidências de Monza que trago aqui, e que hoje foram publicadas no Pódium GP.
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