O segundo dia do Rali de Portugal está a ser algo que ninguém esperava contar: o mau tempo que se faz sentir no Algarve, local onde a prova está a ser realizada, provocou uma hecatombe em termos de concorrentes. Se ontem à noite, Sebastien Löeb desistiu e Dani Sordo atrasou-se bastante, bem como o local Armindo Araujo, as condições meteorológicas dos troços fizeram com que existisse mais uma razia entre os concorrentes. Os Ford de Jari-Matti Latvala e Petter Solberg foram as vítimas da chuva, deixando o Citroen de Mikko Hirvonen na liderança, após a primeira passagem da manhã.
Os despistes dos pilotos da Ford deixaram Christian Loriaux, o diretor técnico da Ford, furioso: “Foi nos dada uma grande oportunidade e nós a desperdiçamos. Duas vezes”, lamentou. “O campeonato estava acabado para nós, mas ganhamos vida quando Seb [Löeb] jogou seu rali fora. Tudo o que nossos rapazes precisavam fazer era seguir firme.”
“Eles sabiam que podiam controlar Mikko, eles sabiam. Tudo o que precisavam fazer era continuar na pista. Tudo bem, é fácil dizer isso, mas muitos outros carros conseguiram prosseguir. Era questão de sobrevivência. Depois que Jari [Matti Latvala] saiu, Petter tinha 20 segundos de vantagem para Mikko. Ele poderia ter tomado ainda mais cuidado. Tínhamos a vitória, mas a jogamos no lixo e a queimamos.” , concluiu.
Contudo, pelo inicio da tarde, o mau tempo tinha feito grandes estragos: após a SS7, apenas 12 dos 57 carros presentes puderam chegar ao parque de assistência pelos seus próprios meios, sinal dos estragos que as más condições fizeram aos seus carros, daí que a organização decidiu, primeiro cancelar a SS10, e depois as restantes classificativas que deveriam acontecer nesta tarde, quer eram a segunda passagem por esses troços. Viaturas como a do saudita Yazeed Al Rajhi e a do irlandês Craig Breen ficaram presas num riacho em São Brás de Alportel, que galgou as margens devido à intensa chuva.
Até que o tempo fez das suas, o dia começou com os Ford a tentarem manter a liderança, com o Mini de Dani Sordo - que tinha se retirado da competição na noite de ontem devido a problemas elétricos - ao ataque, vencendo as três classificativas da manhã, com os Ford a sofrerem: primeiro Latvala, que caiu na valeta e perdeu tempo, e depois o estónio Ott Tanak, que desistira na SS8, também vitima de despiste. Solberg, esse, aconteceu na SS9, onde se despistou e perdeu imenso tempo, pois estava numa zona sem espectadores.
Assim sendo, após a SS7, Mikko Hirvonen lidera o rali, com 36,3 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o russo Evgueny Novikov, e 41,8 segundos sobre o norueguês Mads Ostberg, no seu Adapta Ford. O sueco da Mini, Patrik Sandell, é quarto, a uns distantes três minutos e sete segundos da liderança, seguido pelo checo Martin Prokop, a 3,25 minutos.
Atrás, Armindo Araujo passou a manhã a recuperar posições. Partindo de uma sombria 32ª posição, conseguiu recuperar vinte lugares graças a uma postura de ataque, chegando-se perto do carro de Sebastien Ogier e à beira do "Top Ten", fazendo tempos no "top 5", chegando até a fazer o terceiro melhor tempo na SS6, galgando posições. Ao final da manhã, já tinha feito bem o seu trabalho de recuperação.
O Rali de Portugal prossegue amanhã com mais seis passagens pelos troços algarvios.
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