sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dança das Cadeiras: Schumacher retira-se, Hamilton na Mercedes, Perez na McLaren

Lewis Hamilton vai para a Mercedes em 2013, no lugar de Michael Schumacher. Este pode ser o anuncio que poderemos ouvir nas próximas horas da boa do próprio piloto britânico, numa das mudanças mais importantes desde a saída de Fernando Alonso da Renault para a Ferrari, em 2009. 

Quem deu a noticia foi o jornalista britânico Tom Cary, do Daily Telegraph, na sua conta pessoal do Twitter. Ele afirma que o acordo já está feito e assinado desde há algum tempo, só que não tinha sido anunciado porque antes disso, queria ter a garantia de que a Mercedes assinasse o novo Acordo de Concórdia, que muito provavelmente foi assinado esta semana. O acordo será de três temporadas e renderá cerca de cem milhões de dólares, fazendo com que seja o piloto mais bem pago da Formula 1, com um salário ligeiramente superior ao de Fernando Alonso.

Este vai ser um dos vários anúncios que poderão acontecer amanhã. O outro poderá ser o da retirada de Michael Schumacher da Formula 1, pela segunda vez na sua carreira. Este poderá ser feito pelo próprio numa entrevista a um canal de televisão alemã, que está previsto acontecer também nesta sexta-feira. 

Caso tudo isto se confirme esta sexta-feira, isso significa que Eddie Jordan tinha razão quando deu o furo. Sendo um insider dos bons, e sabendo como isto se move, creio que ele sabia dos desejos de Hamilton em ser o piloto mais bem pago do mundo, e coisas como o "twittergate" fizeram com que ele forçasse a sua saída da equipa que o formou, dos karts até à Formula 1, bem como a sua convivência com Jenson Button, apesar de ser algo igualitária, é o até ao limite do suportável, especialmente quando se trata da luta pelo título. 

E com isto, acontece uma reação em cadeia. Muito provavelmente, muito a McLaren poderia contratar ou o finlandês Heiki Kovalainen - o que seria um regresso - ou o escocês Paul di Resta, da Force India, que já foi piloto de testes da McLaren. O primeiro seria um excelente segundo piloto para Jenson Button, enquanto que o segundo faria suar um pouco mais o campeão do mundo de 2009, ao serviço da Brawn. Mas segundo o jornalista Américo Teixeira Jr., a McLaren não ficará com nenhum desses dois pilotos. O escolhido foi o mexicano Sergio Perez, que traz consigo o apoio da Telmex, de Carlos Slim, já que a Vodafone irá embora da equipa de Woking no final desta temporada. A ser verdade, isso quer dizer que foram mais velozes do que a Ferrari, que decidiu apostar no seguro e manter Felipe Massa por mais uma temporada.

E claro, isso pode ser mais do que suficiente para que haja agitação nas equipas do meio do pelotão. Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari, que foram despedidos da Toro Rosso no inicio do ano, poderão estar à procura de lugar na Sauber - que poderá ter o holandês Robin Frinjs, lider da World Series by Renault, como terceiro piloto - ou na Caterham, porque tudo indica que terão uma dupla totalmente nova no ano que vêm, pois Heiki Kovalainen quer sair e Vitaly Petrov parece não ter dinheiro para a correr mais uma temporada na categoria máxima do automobilismo.

Mas essas são peças a serem observadas mais tarde. O que interessa hoje é que estamos a poucas horas de um anuncio que vai mudar muito o pelotão da Formula 1.

2 comentários:

Unknown disse...

Petrov, ao melhor estilo Buemi, teve seus dias mais na maior parte do tempo foi enchimento de sofá: só dá pra ver quando tá saindo

Certamente Pérez merece, vou torcer muitopelo moleque.

Mr. K disse...

Se o Perez for para a MacLaren, da maneira como ele e o Button enconomizam pneus, para o ano, a Maclaren vai fazer uma Paragem nas boxes a dividir pelos dois... Excelente contratação. O Hamilton foi atraz do dinheiro... Burro...