quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Apresentações 2014 (VII): o Caterham CT05

Esta terça-feira, a Formula 1 deve ter visto aquela que provavelmente poderá ser o carro com o bico mais excêntrico do pelotão. O Caterham CT05, máquina desenvolvida pela equipa de Leafield, e que terá motor Renault pela terceira temporada consecutiva, têm um bico bem mais excêntrico do que a maioria, ao elevar o seu bico de forma a deixar um apêndice bem grande, a fazer lembrar um aspitador... mas ao contrário. Mas também poderá ter sido inspirado no Ferrari 312T4 de 1979, que deu... titulos.

Mas para Chris Abiteboul, o novo carro poderá ser inspirador de pesadelos: “A Formula 1 ainda é um espectáculo e deveria ser atraente para as pessoas”, começou por justificar Abiteboul numa entrevista dada à revista britânica ‘Autosport’. “As crianças sonham com Formula 1 e eu não sei se teriam sonhos ou pesadelos vendo carros assim. Isto fez lembrar do filme ‘Alien’”, prosseguiu.

Nós acreditamos que o CT05 é um bom ponto de partida para nós lidarmos com as novas regulamentos e os desafios associados, particularmente em termos de fiabilidade. Nós temos muitas pessoas talentosas em Leafield que trabalharam sem descanso para dar vida a este carro e todos tiveram um papel para nos ajudar a superar as expectativas que traçamos”, continuou. 

Obviamente, não saberemos onde realmente estamos em relação aos outras equipas antes da primeira corrida, mas nós acreditamos que respondemos aos desafios apresentados pelo novo regulamento da melhor forma que podíamos”, concluiu.

O carro têm uma parceria com a Red Bull e a Renault no sentido de ajudar no desenvolvimento do carro, no sentido de sair do fundo do pelotão e começar a marcar os seus primeiros pontos já em 2014. “Na Renault Sport e na Red Bull Technology, nós temos parceiros técnicos que equiparam a marca vencedora do Mundial nas últimas quatro temporadas e, enquanto somos realistas o bastante para saber que é muito improvável que nós estejamos competindo na frente do pelotão, não há razão para que não possamos lutar mais à frente do que fizemos desde que entramos em 2010”, começou por referir.

Fiabilidade e gestão de energia irão ter um papel chave em 2014, especialmente no início da temporada, então a nossa experiência em trabalhar bem de perto com essas duas organizações desde 2011 vai, definitivamente, ajudar ao longo do ano”, concluiu. 

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