domingo, 26 de janeiro de 2014

Apresentações 2014 (III): o Sauber C33

Calmamente, a Sauber apresentou hoje o seu novo carro, o C33 na sua sede em Hinwill, na Suiça. O novo bólido têm um bico mais conservador, na linha da McLaren e da Williams, que desce como todos os outros, mas de forma mais suave. Também de forma interessante, no modelo 33, existe uma dupla abertura lateral, destinado a filtrar o ar destinado ao motor e à asa traseira.

Este ano, a marca manterá o motor e a caixa de velocidades da Ferrari, bem como terá uma dupla de pilotos diferente: o mexicano Esteban Gutierrez fica uma segunda temporada, enquanto que Adrian Sutil chega à Sauber vindo da Force India. O holandês Giedo Van der Garde, vindo da Caterham, será o terceiro piloto da marca.

Comentando sobre o novo carro, a chefe de equipa, Monisha Kalternborn, afirmou: “Nós deixamos para trás um ano muito desafiador. Especialmente a primeira metade de 2013 foi difícil para nós, mas nós fizemos progressos significativos na segunda metade. Nós aprendemos bastante nesse período e vamos aplicar essas lições nesta nova temporada”.

Em Jerez teremos o nosso primeiro teste, que é sempre um momento emocionante, pois, antes de mais nada, veremos se tudo encaixa e se o carro está a funcionar bem. Ele também nos diz se trabalhamos na direção certa nos últimos nove meses. Tudo isso reunido faz deste um momento muito especial”, continuou.

Quando aos pilotos, Sutil e Gutierrez falam dos desafios que têm na frente nesta nova temporada, especialmente o piloto alemão com o numero 99, pois para além disso tudo, ainda têm de lidar... com o peso. “Você precisa se adaptar à sua nova equipa, mas acho que esse ano tudo é novo para todos os pilotos. Portanto, mudar de equipa agora não é mau, porque não tenho qualquer desvantagem. Todos estão no mesmo lugar, neste momento”, começou por afirmar Sutil.

O treino é normal, mas agora está voltado para o peso. Eu sou um piloto alto e sempre tive de lutar para perder peso. Agora, contudo, preciso ser ainda mais magro. E hoje já estou nesta meta, não comi muito no Natal e no Ano Novo”, continuou.

"Este é o meu segundo ano como titular na Formula 1 e, com a minha experiência, acho que o meu envolvimento com a equipa será muito importante para que possamos atender às nossas expectativas, principalmente por causa das novas regras. Como piloto, quero esse próximo passo. Acho que a minha abordagem será bem diferente neste ano e estou realmente pronto para este novo desafio na minha carreira", afirmou o jovem piloto mexicano.

Falando também sobre a nova dupla de pilotos, Kalternborn refere que têm altas expectativas em relação ao seu novo recruta, o alemão Adrian Sutil, e espera que Esteban Gutierrez cresca como piloto naquela que vai ser a sua segunda temporada completa.

Adrian é alguém que observamos já por algum tempo e com quem estamos em contato desde setembro. É por isso que estou especialmente feliz por termos conseguido trazê-lo. Ele demonstrou repetidamente a sua velocidade e, agora que entra na sua sétima temporada, também não lhe falta experiência. Com a quantidade de mudanças no regulamento, isso é uma vantagem que não deve ser subestimada”, alertou. 

Em relação aa Esteban Gutiérrez, já faz tempo que o consideramos um piloto talentoso. Nós o conhecemos extremamente bem, já que tem bastante tempo que ele é ligado à equipa. Na temporada passada, ele teve um início difícil, mas conseguiu progredir de forma constante. Ele também se ajustou muito bem à equipa, e nós estamos confiantes de que ele agora pode transformar sua experiência em bons resultados”, concluiu.

O carro vai começar a rodar amanhã, em Jerez.

Sem comentários: