Depois do "shakedown" de ontem, o Rali da Suécia está a demonstrar hoje que é de verdadeiro dominio para os Volkswagen, que colocaram os seus três carros nos três primeiros lugares. Mas se imaginavam uma liderança folgada de Sebastien Ogier, desenganem-se, porque o "vizinho" Anders Mikkelsen está a aproveitar o "fator" casa para desafiar a liderança e a hierarquia Ogier-Latvala.
Mas comecemos pelo principio. Depois do norueguês Mikkelsen ter sido o melhor no "shakedown", o dia de hoje começou com menos neve na estrada do que se esperava, fazendo com que os "não-especialistas" tivessem uma chance. E este começou logo na primeira classificativa, com Sebastien Ogier a ser o melhor, passando o norueguês e o "regressado" piloto estónio Ott Tanak a conseguir (no carro que foi de Bryan Bouffier no Monte Carlo) um surpreendente terceiro melhor tempo na classificativa, a três segundos do líder e a bordo de um Ford Fiesta WRC.
Com esta entrada, os pilotos estavam a lidar com escolhas entre os pneus de neve e os típicos para troços mais lamacentos, fazendo com que as escolhas fossem mais complicadas. E os pilotos da frente saiam prejudicados com isso, pois ao abrir os troços, tinham clara desvantagem sobre os que vinham mais atrás.
Mas nas classificativas seguintes, a Volkswagen continuou o seu dominio, tendo acabado a manhã com os três carros... nos três primeiros lugares! Ogier tinha sido o vencedor na segunda classificativa, mas Mikkelsen reagiu e foi o melhor na terceira, aproximando-se do francês. Latvala era o terceiro, a seis segundos da liderança, apesar de ter tido alguns problemas de caixa de velocidades. O melhor dos não-Volkswagen era Tanak, a cerca de doze segundos de Ogier, seguido por Mikko Hirvonen, que estava a doze segundos, e na frente do melhor Citroen, o de Mads Ostberg, a dezoito segundos. Thierry Neuville era o melhor Hyundai, no sétimo posto, depois de ter passado Juho Hanninen, que tinha começado bem, mas depois, bateu num bando de neve, que o fez perder algum tempo.
Pela tarde, Mikkelsen continuou ao ataque, conseguindo diminuir a diferença para... meio segundo! Vencedor na quarta especial - mas a perder tempo para Tanak na quinta - o norueguês aproximou-se bastante, beneficiando do facto de Ogier sair prejudicado devido ao facto de abrir a estrada. Com a vitória na quinta especial, o estónio passou Latvala e ficou com o terceiro posto, mas o finlandês reagiu, ficando com o terceiro posto na penúltima classificativa do dia, especialmente quando se soube do desgaste dos pneus de neve do seu adversário direto.
E enquanto isso acontecia, Mikkelsen alcançava por fim o comando, mas a diferença era diminuta: 0,2 segundos de vantagem. E na última especial do dia, o norueguês cedeu cerca de cinco segundos para o francês, colocando os três carros da marca de Wolfsburgo nos três primeiros lugares. Mas a diferença era escassa: doze segundos.
E a concorrência não anda longe: Tanak têm "apenas" 14 segundos de desvantagem sobre o lider, e já abriu alguma vantagem sobre Mikko Hirvonen, no Fiesta oficial, mas ele está empatado com Mads Ostberg, com o Citroen DS3 WRC! Atrás, num ritmo mais cauteloso, estão os Hyundai de Thierry Neuville, o sétimo, a 32 segundos, menos dez do que Juho Hanninen, o seu companheiro de equipa desta vez. Pontus Tiedmand é o nono, a 44 segundos, dois à frente de Kris Meeke, que não começou bem o rali, depois de um despiste no "shakedown".
O Rali da Suécia prossegue amanhã.
O Rali da Suécia prossegue amanhã.
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