sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

WRC 2014 - Rali da Suécia (Dia 2)

O segundo dia do Rali da Suécia decorreu debaixo de neve e temperaturas negativas, com os Volkswagen a dominar as classificativas neste país nórdico. Mas a grande novidade desta sexta-feira foi a saída de pista de Sebastien Ogier, que o faz perder muito tempo e entregou a liderança a Jari-Matti Latvala, que andou todo o dia à briga com o norueguês Anders Mikkelsen, disposto a provar que "em casa", quer ter uma chance de se estrear na lista de vencedores no WRC.

O dia começou com Ogier na liderança, mas dez quilómetros após a primeira classificativa, o francês faz mal uma curva e... caiu na valeta. Ao todo, o francês perdeu quatro minutos e meio para colocar o seu carro de volta para a estrada, e caiu enormemente na geral, voltando na estrada na... 20ª posição, dado que ontem, o décimo classificado (ocupado pelo inglês Kris Meeke) tinha um atraso de... 43 segundos.

Falando sobre o que aconteceu, foi suscinto: "Foi um erro estupido". E na altura, temia o pior. “Estamos a ver até onde será possível chegar mas será difícil regressar aos pontos”. Mas a partir dali, encetou uma recuperação notável, que o iria fazer com que acabasse o dia no nono posto.

Nessa mesma classificativa, a primeira grande baixa do rali: Thierry Neuville sofria um toque com a roda num dos obstáculos e acabaria por desistir ao volante do seu Hyundai. "Tivemos um pequeno impacto e pensei que apenas tinha furado, mas danificou também a suspensão. É uma pena, porque estávamos a ir muito bem. Rodei bastante lento de manhã porque os troços estavam muito difíceis e eu não queria arriscar nada. Foi azar, pois não ia depressa", concluiu.

Com isto, o comando caiu nas mãos de Latvala, que andou todo o rali a ser assediado por Mikkelsen. O avanço chegou a ser de 6,6 segundos a meio do dia, mas depois o norueguês reagiu e aproximou-se, estando no final do dia a meros 3,6 segundos do finlandês. Atrás, Robert Kubica despistava-se na 12ª especial, da mesma forma como ficou Ogier, e perdeu mais de dez minutos para ser tirado da vala. Mas não foi a unica vez que o fez, porque na última especial do dia, ele voltava a cair na valeta, perdendo mais dez minutos.

No final do dia, o duelo entre os dois Volkswagen continuava, enquanto que mais atrás, outro duelo existia entre o Citroen de outro norueguês, Mads Ostberg e os Ford do estónio Ott Tanak e do finlandês Mikko Hirvonen. Ostberg levava a melhor, mas Tanak e Hirvonen trocavam constantemente o quarto posto entre eles, enquanto tentavam apanhar o lugar mais baixo do pódio. Atrás, a Hyundai perdia o seu segundo carro, quando Juho Hanninen sofreu também um toque numa pedra, danificando a suspensão.

Com isso, Ostberg acabou este dia no terceiro posto, com 43 segundos de atraso face a Latvala, mas tinha um avanço de 19,7 segundos sobre Hirvonen, enqanto que este estava mais preocupado com Tanak, quinto, a nove segundos do finlandês da Ford.

Kris Meeke era o sexto, beneficiando mais dos azares dos outros no seu Citroen, enquanto que Henning Solberg era o sétimo, em luta com o local Pontus Tiedmand, mas têm de observar a recuperação de Sebastien Ogier, que chegou ao nono posto, e a apenas 50 segundos do piloto sueco. Elfyn Evans fechava os lugares pontuáveis.

O rali da Suécia termina amanhã. 

Sem comentários: