O primeiro dia do Rali de Portugal está a ser marcado por um duelo nos lugares da frente entre a Volkswagen e a Hyundai, onde alguns dos principais nomes já desistiram, vitimas de acidentes, dado que o ritmo está bem veloz. Sebastien Ogier, Ott Tanak e Mikko Hirvonen andaram ao longo do dia num duelo ao segundo, onde o comando passou por várias mãos até se estabilizar no finlandês da Ford, que acaba o dia como o novo comandante do Rali.
O dia começou com a Hyundai ao ataque, mais concretamente Dani Sordo. Se Ogier foi o melhor logo na primeira especial, na segunda, o espanhol ofereceu à marca coreana a sua primeira vitória em especiais, beneficiando do facto de partir atrás da concorrência. Quem surpreendia era o estónio Ott Tanak, que com o seu Ford Fiesta da M-Sport conseguia acompanhar o ritmo de dos primeiros, ficando a meros 1,9 segundos de Ogier após a segunda especial. “Estava com muita lama por isso tive que ser cauteloso”, justificou o francês da Volkswagen.
Na terceira especial, a primeira passagem por Ourique, o espanhol foi mais veloz e repetiu a "gracinha", passando para a frente com uma vantagem de 2,8 segundos sobre Ott Tanak, que conseguia superar Sebastien Ogier. Contudo, na quarta especial, houve troca no comando com Ogier a ser mais veloz do que a concorrência, e beneficiando da neutralização da classificativa devido... a um acidente com o polaco Robert Kubica. O piloto do Ford bateu contra uma árvore e arrancou uma roda, tendo o seu carro ficado no meio do troço e bloqueado os outros concorrentes. Resultado: a organização teve de interromper a prova. Quanto a ambos, nada sofreram de grave.
Outro dos que abandonaram o rali foi o galês Elfyn Evans, com problemas no seu Fiesta.
Nessa especial, Jari-Mati Latvala deu o seu melhor e fez um excelente tempo, sendo o segundo na especial e subindo para o segundo posto na especial, onde lá ficou no final da manhã.
A tarde começava com a segunda passagem por Silves, e esta começou com... o abandono de Latvala. O finlandês fez jus ao apelido de "Lata na Vala" e capotou o seu Volkswagen, com demasiados estragos para continuar. Assim sendo, Ogier ficou mais "aliviado" na frente, mas Tanak, Hirvonen e Sordo não paravam a se aproximar do piloto francês, agora que os troços estavam suficientemente bons para que os pilotos começassem a colocar pneus mais macios.
Depois disto, Ogier reforçou a liderança, mas na segunda passagem por Ourique quem venceu foi Thierry Neuville, que deu à marca coreana a sua terceira vitória em especiais neste rali, batendo Hirvonen, Tanak e Ogier. O avanço que o francês da Volkswagen tinha era agora de 2,4 segundos e sabia que poderia não aguentar, à entrada para a sétima e última especial do dia. E assim foi: Hirvonen foi o mais veloz e ficou com a liderança, com um avanço de 3,7 segundos sobre Ott Tanak e 6,5 sobre Ogier. Contudo, a ideia de que este resultado poderia ser devido ao facto do piloto francês querer poupar-se para o dia de amanhã era plausível, o que daria hipótese de atacar os Ford amanhã.
Abaixo de Ogier e dos Ford estiveram o Citroen de Mads Ostberg, que agora é o único candidato da marca francesa a seguir o pelotão, depois da avaria sofrida por Kris Meeke na sétima especial e que o deixou "a pé". Dani Sordo é o quinto e o melhor dos Hyundai, a apenas... 0,1 segundos de Ostberg. Neuville é o sexto da geral, a 42 segundos e já bem distante de Henning Solberg, mais concretamente um minuto de diferença.
Juho Hanninen é o oitavo com o terceiro Hyundai, enquanto que o "top ten" é preenchido com o terceiro Volkswagen, de Anders Mikkelsen, e o Ford do checo Martin Prokop. O melhor português é o Bernardo Sousa, na 15ª posição, e a mais de cinco minutos da liderança.
O Rali de Portugal continua amanhã.
Na terceira especial, a primeira passagem por Ourique, o espanhol foi mais veloz e repetiu a "gracinha", passando para a frente com uma vantagem de 2,8 segundos sobre Ott Tanak, que conseguia superar Sebastien Ogier. Contudo, na quarta especial, houve troca no comando com Ogier a ser mais veloz do que a concorrência, e beneficiando da neutralização da classificativa devido... a um acidente com o polaco Robert Kubica. O piloto do Ford bateu contra uma árvore e arrancou uma roda, tendo o seu carro ficado no meio do troço e bloqueado os outros concorrentes. Resultado: a organização teve de interromper a prova. Quanto a ambos, nada sofreram de grave.
Outro dos que abandonaram o rali foi o galês Elfyn Evans, com problemas no seu Fiesta.
Nessa especial, Jari-Mati Latvala deu o seu melhor e fez um excelente tempo, sendo o segundo na especial e subindo para o segundo posto na especial, onde lá ficou no final da manhã.
A tarde começava com a segunda passagem por Silves, e esta começou com... o abandono de Latvala. O finlandês fez jus ao apelido de "Lata na Vala" e capotou o seu Volkswagen, com demasiados estragos para continuar. Assim sendo, Ogier ficou mais "aliviado" na frente, mas Tanak, Hirvonen e Sordo não paravam a se aproximar do piloto francês, agora que os troços estavam suficientemente bons para que os pilotos começassem a colocar pneus mais macios.
Depois disto, Ogier reforçou a liderança, mas na segunda passagem por Ourique quem venceu foi Thierry Neuville, que deu à marca coreana a sua terceira vitória em especiais neste rali, batendo Hirvonen, Tanak e Ogier. O avanço que o francês da Volkswagen tinha era agora de 2,4 segundos e sabia que poderia não aguentar, à entrada para a sétima e última especial do dia. E assim foi: Hirvonen foi o mais veloz e ficou com a liderança, com um avanço de 3,7 segundos sobre Ott Tanak e 6,5 sobre Ogier. Contudo, a ideia de que este resultado poderia ser devido ao facto do piloto francês querer poupar-se para o dia de amanhã era plausível, o que daria hipótese de atacar os Ford amanhã.
Abaixo de Ogier e dos Ford estiveram o Citroen de Mads Ostberg, que agora é o único candidato da marca francesa a seguir o pelotão, depois da avaria sofrida por Kris Meeke na sétima especial e que o deixou "a pé". Dani Sordo é o quinto e o melhor dos Hyundai, a apenas... 0,1 segundos de Ostberg. Neuville é o sexto da geral, a 42 segundos e já bem distante de Henning Solberg, mais concretamente um minuto de diferença.
Juho Hanninen é o oitavo com o terceiro Hyundai, enquanto que o "top ten" é preenchido com o terceiro Volkswagen, de Anders Mikkelsen, e o Ford do checo Martin Prokop. O melhor português é o Bernardo Sousa, na 15ª posição, e a mais de cinco minutos da liderança.
O Rali de Portugal continua amanhã.
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